Nesta terça-feira (19), o Facebook anunciou a chegada do recurso “Lojas”. O objetivo da implementação é facilitar os negócios ao permitir que comerciantes criem um local de venda online personalizado para que os clientes possam acessá-lo direto pela rede social ou pelo Instagram.

Os criadores podem escolher fotos dos produtos que desejam colocar no catálogo e personalizar a aparência da loja com cores que remetam à identidade visual da marca. Isso faz com que qualquer um, independente do orçamento disponível, possa digitalizar o negócio e oferecer mais opções de compra aos seus clientes.

O comprador pode encontrar a loja criada a partir da página da empresa no Facebook ou na conta do Instagram. Além disso, é possível acessar o estabelecimento virtual por meio dos ‘Stories‘ ou anúncios. No Brasil, por enquanto, a loja Agilità, que vende produtos de moda feminina, testa o recurso “Lojas”. Ao acessar a página da empresa, basta escolher a opção logo abaixo das opções da página. Reprodução

Uma vez dentro, é possível ter acesso a toda a coleção, salvar produtos para adquirir mais tarde ou realizar o pedido. Para finalizar a compra, o consumidor é direcionado para o site da marca, já que a plataforma ainda não disponibiliza uma opção para pagamento direto.

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Além disso, assim como em uma loja física, quando precisar de ajuda, o usuário pode mandar uma mensagem diretamente para o WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct do estabelecimento. No futuro, o Facebook promete disponibilizar a opção de compra diretamente pelo chat das três plataformas citadas.

Lojas no Instagram

Nos próximos meses, o Instagram também deve receber um recurso semelhante, chamado Instagram Shop. Com a nova funcionalidade, será possível descobrir novos produtos a partir da aba “Explorar” do site. A promessa é que uma nova aba de compras seja adicionada à barra de navegação que permitirá acessar a loja da plataforma com apenas um clique.

Outra novidade será voltada para as lives feitas na rede social. Em breve será possível adquirir os produtos anunciados em transmissões ao vivo em tempo real. Os itens serão mostrados na parte inferior da tela durante um evento ao vivo, permitindo que as pessoas possam clicar facilmente para obter informações e efetuar a compra.

Inteligência Artificial do Facebook

Ainda nesta terça, a rede social de Mark Zuckerberg compartilhou algumas informações sobre as novas técnicas de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidas para tornar qualquer coisa “comprável”. O principal objetivo é promover avanços na segmentação, detecção e classificação de itens para melhorar a maneira como as pessoas compram, vendem e descobrem produtos no Facebook.

Segundo a empresa, a ideia é que o “sistema possa pesquisar e classificar com precisão bilhões de produtos enquanto personaliza itens para gostos individuais”. Para exemplificar, a companhia destaca: “Se você vê algo que gosta, pode tirar uma foto e o sistema encontrará esse item exato, além de vários semelhantes para compra naquele momento”.

O sistema de IA, batizado de GrokNet, já foi implementado no marketplace da rede social. Lá ele ajuda os usuários a listar rapidamente itens à venda, identificando o que há neles e gerando descrições curtas.

O que o Facebook propõe é melhorar esse segmento e estendê-lo para o “Lojas”. Com isso, assim que uma empresa carregar a foto de um item, além de classificá-lo, a ferramenta vincula o produto às páginas de compras.

Via: ZDNet