Detran-SP oferece licenciamento digital; veja como emitir

Via eletrônica do documento tem a mesma validade legal que a versão impressa; órgão já emitiu mais de cinco milhões de licenciamentos digitais
Davi Medeiros15/09/2020 15h13, atualizada em 15/09/2020 15h33

20200915121245

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Trabalhando na digitalização de seus serviços, o Detran-SP passou a emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de forma online. A via eletrônica do documento tem a mesma validade legal que a versão impressa, e é obrigatória para a circulação do veículo em vias públicas.

Para acessar o documento, os motoristas devem pagar a taxa de licenciamento do veículo no sistema bancário, bem como consultar e quitar débitos pendentes, como IPVA, multas e DPVAT. Depois, basta procurar pelo item “Licenciamento Digital” em qualquer um dos sites e aplicativos a seguir:

Prazos para a emissão do licenciamento

O documento pode ser salvo no próprio smartphone ou impresso em tinta preta e papel A4 em página única. O Detran-SP destaca que o licenciamento deve ser emitido obedecendo o prazo referente ao dígito final da placa, como mostra a imagem a seguir.

Reprodução

Tabela de licenciamento para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque. Imagem: Detran-SP

Quanto aos caminhões, os prazos são os seguintes:

Reprodução

Tabela de licenciamento para caminhões. Imagem: Detran-SP

A partir do primeiro dia do mês seguinte ao previsto para a emissão do CRLV, os veículos são proibidos de circular sem o documento.

O Detran-SP afirma ter ampliado em 48% as opções de serviços online durante a pandemia. De maio a agosto deste ano, foram emitidos cinco milhões de licenciamentos digitais em São Paulo.

A mudança atende a uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece a substituição do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada CRLV-e. O órgão estima que a novidade beneficie mais de 30 milhões de proprietários de veículos no estado.

Conduzir com o documento em atraso é uma infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), resultando em aplicação de multa e sete pontos na habilitação.

Via: Detran

Colaboração para o Olhar Digital

Davi Medeiros é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital