Versão digital do documento do veículo está disponível em todo Brasil

No app Carteira Digital de Trânsito, o condutor de qualquer estado já tem acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Renato Mota01/07/2020 22h06

20200701071044

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com a adesão do Pará, a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) está disponível em todo o País. O documento está disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que também abriga a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, já existem mais de quatro milhões de CRLV digitais no Brasil. A disponibilização da versão eletrônica do documento teve início no fim de 2018, e além das informações do documento impresso, contém outros dados importantes, como a atualização sobre uma pendência de recall, por exemplo.

O documento pode ser visualizado mesmo que o proprietário esteja sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital.

O condutor também pode imprimir o documento em casa – o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização. No entanto, o Serpro recomenda que a impressão seja feita na maior qualidade disponível e que o motorista se certifique de que o código QR está nítido.

Para fazer a validação de veracidade da impressão, o motorista deve baixar o aplicativo Vio, disponível na Google Play e App Store. Com ele, é possível fazer a leitura do código QR e comprovar que está tudo certo. Este é o mesmo app usado pelos agentes de trânsito. O código também pode ser verificado por autoridades de quase todos os países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname.

Para fazer a validação de veracidade da impressão, o motorista deve baixar o aplicativo Vio, disponível na Google Play e App Store. Com ele, é possível fazer a leitura do código QR e comprovar que está tudo certo. Este é o mesmo app usado pelos agentes de trânsito.

O app CDT ainda permite a consulta do histórico de emissão da CNH, compartilhar o CRLV, exportar os documentos e consultar infrações. Além disso, com o aplicativo instalado, o condutor poderá receber notificações como aviso de vencimento da CNH e o aviso de recall, com as orientações sobre o defeito e as providências necessárias.

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital