Coleta de dados representa vantagem competitiva para grandes empresas

Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos afirma que os dados pessoais estão fortalecendo o domínio das empresas de tecnologia
Equipe de Criação Olhar Digital18/10/2019 20h11

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Grandes quantidades de dados de consumidores coletados por gigantes da tecnologia representam uma forte ameaça à concorrência, e permitem que as empresas tenham vantagem competitiva exagerada. A afirmação vem de Rohit Chopra, da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC).

Chopra também afirmou que pequenas multas e penalidades financeiras não serão o suficiente para lidar com as preocupações sobre o poder das maiores empresas do ramo.

Os dados coletados fortalecem o domínio das empresas que oferecem serviços de graça, que na realidade “não são realmente gratuitos”, afirmou o comissário Chopra, ao subcomitê antitruste da Câmara dos Deputados durante uma audiência.

Existem diversas investigações em níveis federal, estadual e do congresso, para apurar se empresas como o Google, Amazon e Apple usam sua influência considerável no mercado online de forma ilegal para prejudicar rivais ou violar a lei antitruste.

O poder dessas companhias está sendo cada vez mais observado, políticos – incluindo o presidente americano Donald Trump – consumidores, empresas concorrentes e reguladores criticaram esse poder recentemente.

Vale lembrar que no início desse ano, a FTC multou o Facebook em 5 bilhões de dólares por violações de privacidade online.

No começo da semana, os líderes do Comitê Judiciário da Câmara disseram que começaram a receber dados dessas empresas como parte de investigação sobre possíveis violações da lei antitruste.

David Cicilline, democrata que preside o subcomitê antitruste, disse hoje (18) que o comitê recebeu “dezenas de milhares de documentos” e está esperando mais.

Via: Terra