Redes móveis do Brasil não são ideais para games, comprova pesquisa

Segundo estudo, Brasil está no limite entre o 'razoável' e o 'fraco'
Vinicius Szafran07/02/2020 20h48, atualizada em 07/02/2020 21h00

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Brasil ocupa uma posição mediana em uma pesquisa da empresa de análise de conexões móveis OpenSignal, que avaliou a experiência com jogos para celulares em 100 países. Dentre os países da América do Sul, contudo, o Brasil se destaca.

O estudo analisou games de diferentes gêneros, como Battle Royale, jogos esportivos e MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Foram feitas 128 bilhões de avaliações, realizadas em mais de 37 milhões de aparelhos, entre outubro de 2019 e janeiro deste ano.

O estudo tenta quantificar o impacto das diferentes conexões na experiência dos usuários e como problemas de redes móveis (4G e 5G) podem afetar o desempenho dos jogadores nos games online. Para determinar os resultados, foi desenvolvido um método que avaliou itens como a experiência que os usuários têm numa partida, qualidade da rede no país e como os aplicativos reagem a diferentes conexões móveis.

Utilizando essa metodologia, foi aplicada a seguinte escala de pontuação:

  • De 0 a 40: muito fraco
  • 40 a 65: fraco
  • 65 a 75: razoável/bom
  • 75 a 85: muito bom
  • 85 a 100: excelente

De acordo com esse ranking, o país campeão em experiência multiplayer em jogos mobile foi Singapura, com a pontuação de 85,5. Em segundo lugar aparece a Holanda, com 85,4, seguida pelo Japão, que tem 85,3.

Posição do Brasil

O Brasil, juntamente com o Uruguai, foram os dois únicos países das Américas do Sul e Central que figuraram no ranking como “razoável”. Os demais países da região acabaram se enquadrando na categoria “fraco”.

A pontuação brasileira foi 65,4, no limite entre “razoável” e “fraco”. Ainda assim, o país ficou acima da média de toda a região, que é de 54,8, mas abaixo do Uruguai, líder do ranking regional com 72,5. Na comparação global, dentre os 100 países analisados, o Brasil ocupa a 53ª posição.

Com essa posição, o Brasil marcou a pontuação mais baixa na categoria razoável. Isso mostra que os usuários têm experiência mediana, tendo a maior parte deles observado um pequeno delay entre as ações que executam e o que aparece nos games.

O top 10

Dos 100 países analisados, apenas 28 atingiram o nível “bom” ou “excelente”. Para jogos do tipo “Battle Royale”, a Holanda aparece na liderança, seguida por Singapura. Neste gênero, popular por jogos como “Fortnite” e “Free Fire”, a Coreia do Sul sobe quatro posições em relação a sua colocação na comparação geral, ficando em 10º lugar.

Apenas sete países conseguiram obter pontuação excelente na categoria “Experiência em jogos Battle Royale”: Holanda, Singapura, Japão, República Checa, Áustria, Finlândia e Bélgica. O top 10 geral da experiência com jogos foi o seguinte:

  1. Singapura – 85,5
  2. Holanda – 85,4
  3. Japão – 85,3
  4. República Checa – 85,2
  5. Áustria – 83,9
  6. Bélgica – 83,6
  7. Finlândia – 83,3
  8. Dinamarca – 82,9
  9. Suíça – 82,9
  10. Hungria – 81,8

O ranking de experiência mobile evidencia um ponto interessante: países como a Coreia do Sul e os Estados Unidos, que dominam o mercado de e-sports com atletas milionários competindo nos maiores torneios do mundo, tiveram um desempenho abaixo do esperado.

A Coreia do Sul ficou com o 14º lugar no ranking, enquanto os EUA ocupam apenas a 35ª posição na experiência dos usuários nos jogos mobile.

Via: UOL

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital