O Google resolveu combater os Instant Games do Facebook com sua própria ferramenta, em uma tentativa de tornar os jogos na web mais acessíveis. Seu laboratório experimental, chamado Area 120, está introduzindo o GameSnacks, ferramenta de jogos casuais baseados em HTML5, projetados para carregar rapidamente e ter boa jogabilidade, mesmo em smartphones básicos e conexões ruins.
A combinação de uma página inicial da web enxuta, mídia compactada e carregamento just-in-time significa que é possível começar a jogar em apenas alguns segundos, mesmo com um telefone com uma conexão abaixo de 1 Mbps (muito comum no mundo) e apenas 1 GB de RAM.
Com essas especificações, a maioria dos games da web não costuma carregar muito bem. Mais da metade dos visitantes de sites mobile deixa a página se ela demorar mais de três segundos para carregar. É justamente isso que o GameSnacks quer combater.
Todos os títulos disponíveis funcionam tanto com o touchscreen do celular quanto com um conjunto de mouse e teclado de um computador, e foram projetados para rodar em praticamente qualquer plataforma e dispositivo. Como muitos jogos casuais, eles são rápidos, divertidos e projetados para serem jogáveis com um mínimo de instruções – algo importante quando se destina a alcançar pessoas em diferentes idiomas.
Alguns dos games são releituras não tão sutis de títulos muito conhecidos, como “Tetris” e “Puzzle Bobble”, mas isso provavelmente não é uma coisa ruim para jogadores que, de outra maneira, não conseguiriam jogar esses jogos em seus smartphones.
O GameSnacks está disponível diretamente na web, mas os usuários da Indonésia – e eventualmente em outros lugares no sudeste da Ásia – em breve terão acesso a eles por meio do “super app” Gojek. Os games poderão ser jogados em dispositivos Android, iOS e desktop.
O Google pode não ter a vantagem do Facebook na hora de distribuir os jogos (a rede social pode direcionar os usuários de forma mais pontual), mas está claramente apostando que uma compatibilidade mais ampla ajudará a empresa a alcançar e conquistar jogadores que nem sequer consideram jogar outros games na web.
Via: Engadget