As empresas de telecomunicação brasileiras disponibilizaram, em parceria com a Anatel, um site para que o usuário possa consultar se há alguma linha telefônica pré-paga registrada em seu nome. A consulta é feita usando o CPF.
A partir de hoje (22), a consulta também está disponível para usuários das regiões Sudeste e Sul. Com isso, usuários de todos os Estados do país podem realizar a consulta. Anteriormente, o sistema estava disponível apenas para consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A consulta a partir do CPF é feita no banco de dados das operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Caso haja alguma irregularidade, o consumidor deve entrar em contato com a operadora mostrada e solicitar o cancelamento de linhas desconhecidas.
O objetivo deste projeto é deixar o consumidor ciente caso o documento esteja em uso para que uma linha fraudulenta seja mantida. O aumento de golpes por telefone no Brasil foi o que motivou essa iniciativa.
Após solicitar qualquer serviço junto à operadora, a demanda deve ser atendida em até 24 horas caso tenha sido feita diretamente a um atendente. Se a solicitação for realizada por canais eletrônicos, o prazo é de 48 horas.
Como realizar a consulta
O site é bastante intuitivo para a consulta. Ao acessar pela primeira vez, o usuário deve navegar até a opção “Consulta”, localizada na parte superior direita da página.
Ao selecionar a opção, uma tela para o preenchimento do CPF é mostrada.
Após preencher o dado solicitado, o consumidor deve confirmar que não é um robô apenas clicando no quadrado ao lado do texto. Além disso, é necessário concordar com os termos e condições.
Com todos os campos solicitados preenchidos, é só clicar em “Consultar”. A tela seguinte vai exibir todas as linhas pré-pagas atribuídas ao número de CPF do usuário. Será mostrado em qual operadora o documento está registrado e o que fazer para solicitar o cancelamento da linha, por exemplo.