O Firefox é um dos navegadores mais populares nos PCs, apesar de ter perdido um pouco de espaço para novos concorrentes com o Microsoft Edge. Já nos celulares, o aplicativo ficou durante um tempo sem receber uma grande atualização em sua versão estável, o que não agradou muito os seus usuários.

Por sua vez, nesta semana, além de estar com uma interface repaginada, o Firefox para Android recebeu uma grande atualização, que traz diversas novidades interessantes e recursos úteis. A seguir, veja quais são as principais novidades do Firefox para Android.

Proteção contra rastreio

Uma das grandes preocupações de quem navega na internet hoje em dia é a privacidade, já que ninguém quer acabar com os seus dados expostos nela para qualquer um. Assim, para ajudar nesta questão, o Firefox está vindo com o recurso “Proteção aprimorada contra rastreamento” ativada por padrão, o que dificulta que certos sites acessem dados de sua navegação.

Reprodução

Quem quiser ainda um sistema mais seguro no Firefox, assim como mostra a imagem acima, pode também optar pelo nível de segurança “rigoroso”. Caso essa opção também afete o carregamento correto de um site, você pode adicionar endereços em uma lista de exceções.

Navegação privativa facilitada

Para não deixar rastros no histórico de navegação e não armazenar arquivos temporários, muita gente acaba recorrendo ao modo de navegação privativa. Agora, na nova versão do Firefox, você consegue abrir uma nova aba destas de forma mais fácil.

Reprodução

Não apenas isso, nas configurações do aplicativo, você também tem uma opção para criar um atalho em sua tela inicial para abrir o Firefox já neste modo. Esta função, entretanto, não funcionou nos testes realizados pelo Olhar Digital.

Interface personalizável

Muita gente tem o costume de utilizar o celular com apenas uma mão e se sente incomodada com alguns navegadores que deixam a sua barra de endereços e de ferramentas mal posicionada. Agora, nesta versão do Firefox, você pode decidir se estas barras ficarão no topo ou na parte de baixo da tela.

Reprodução

Ainda na questão de interface, agora, o Firefox pode acompanhar o tema do sistema para ativar o seu “modo escuro ou claro” de forma automática.

Coleções

Ao navegar na internet, é bem comum que você encontre artigos interessantes, mas que podem ser extensos para serem lidos em um certo horário. Assim, um recurso que se prova bem útil é o de “Coleções”, que pode agregar diversos links para serem acessados posteriormente.

Reprodução

Modo Picture in Picture para qualquer vídeo

Mais um recuso bem útil no Firefox é o modo “PiP” para qualquer vídeo, que permite a você continuar usando o celular em outros aplicativos enquanto algo está sendo reproduzido em uma janela flutuante. Para usar esse novo recurso, basta carregar qualquer vídeo no Firefox, colocá-lo no modo “tela inteira” e apertar o botão “Home” para voltar a usar o celular normalmente.

Reprodução

Novo sistema de extensões

Já a última grande novidade desta nova versão do Firefox fica por conta do seu sistema de extensões, que foi repaginado. Agora, por enquanto, só existem 9 extensões disponíveis para uso, sendo que a maioria delas são famosas e com o foco na privacidade do usuário.

Reprodução

Ainda assim, outros complementos trazem funções distintas como um modo escuro para qualquer site, vídeo em HD por padrão ao acessar o YouTube e até um “busca por imagem”, que pode fazer você encontrar mais informações sobre algo visto em uma imagem na internet em buscadores como o Bing ou o Google.