O Salão do Automóvel de Genebra deste ano, marcado para começar na próxima semana, é o mais recente evento cancelado por conta do coronavírus. Nesta sexta-feira (28), o governo suíço proibiu a realização de grandes eventos, que reúnam 1.000 ou mais pessoas em um mesmo local. A proibição tem início imediato e deve durar no mínimo até 15 de março.
“Lamentamos essa situação, mas a saúde de todos os participantes é a principal prioridade nossa e de nossos expositores. Este é um caso de força maior e uma tremenda perda para os fabricantes que investiram maciçamente em sua presença em Genebra. No entanto, estamos convencidos de que eles entenderão essa decisão”, afirmou Maurice Turrettini, presidente do Salão do Automóvel, em comunicado. Aqueles que já compraram ingressos para o evento serão reembolsados.
Apesar de não ser o maior do mundo, o Salão do Automóvel de Genebra é onde as montadoras costumam anunciar seus veículos e conceitos mais chamativos e futuristas. Alguns veículos, como o primeiro carro elétrico com Android integrado, da Polestar, e o i4, da BMW, seriam apresentados na 90ª edição.
Pelo menos duas das montadoras participantes anunciaram que farão suas apresentações online. A BMW disse que divulgará seu sedan elétrico i4 em uma conferência de imprensa digital na terça-feira (3), assim como a Mercedes-Benz fará com o anúncio de seu novo E-Class.
Outros eventos relevantes cancelados pelo mesmo motivo recentemente foram o Mobile World Congress, e a conferência de desenvolvedores F8, do Facebook. Já no esporte, as corridas de Fórmula 1 e Fórmula E na China também foram anuladas. Da mesma forma, o Comitê Olímpico Internacional vem enfrentando perguntas crescentes sobre a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano.
Via: The Verge