Quais impactos o isolamento social pode causar nas crianças em longo prazo?

Pesquisadores acreditam que desastres naturais podem dar pistas sobre a questão
Fabiana Rolfini19/05/2020 19h41

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Com as escolas fechadas para mais de 1,3 bilhão de crianças em todo o mundo por conta da atual pandemia, pesquisadores acreditam que desastres naturais possam fornecer informações úteis sobre uma questão: o isolamento social pelo coronavírus terá um impacto a longo prazo nas crianças?

Estudos sobre os efeitos posteriores de tempestades, terremotos e surtos de doenças mostraram que os desastres podem ter impactos severamente prejudiciais no desempenho educacional das crianças e na saúde mental.

“Quando há um evento com um trauma ou perda significativa e uma interrupção contínua da comunidade, há um longo período de tempo em que o aprendizado é afetado”, disse Lisa Gibbs, diretora do Programa de Saúde e Bem-Estar Infantil Jack Brockhoff da Universidade de Melbourne, na Austrália.

Reprodução

Terremoto no Nepal/Foto: Divulgação

Gibbs estudou os sobreviventes dos incêndios florestais da Austrália em 2009 e descobriu que as crianças das áreas afetadas tiveram desempenho pior do que as que não foram atingidas, nos testes de alfabetização durante anos após o evento.

Um desafio para os pesquisadores é identificar quanto dessa perda de aprendizado pode ser atribuída ao fechamento das escolas e quanto é devido a outros fatores, como realocação ou trauma.

Sinais de regressão

A regressão é um sinal importante de que as crianças estão lutando com sua saúde mental ao se comportarem como se tivessem idade inferior. “Nas crianças mais novas, pode haver xixi na cama ou problemas gerais de higiene. Pode haver atrasos na fala, podem se tornar retraídos ou difíceis de gerenciar. Pode ser difícil dormir ”, afirma Gibbs. “É extremamente variado. Mas é bastante normal ter uma resposta ao que é uma situação anormal”.

Embora muitas escolas adotaram o ensino à distância, com os professores fornecendo material por meio de plataformas online, as evidências do aprendizado virtual como substituto direto da escola são variadas.

Escolas na China, França e Alemanha, estão começando a reabrir. Muitos outros países, incluindo a Escócia e o País de Gales, não têm um cronograma claro para o retorno. Escolas na Itália, Portugal, Nova York e Califórnia permanecerão fechadas até setembro.

Se é seguro reabrir as escolas, é difícil responder. Embora as crianças pareçam apresentar menos sintomas da Covid-19, ainda não há evidências definitivas do papel que desempenham na disseminação do vírus entre as famílias.

Via: Wired

Fabiana Rolfini é editor(a) no Olhar Digital