Site relaciona impacto ambiental da Covid-19 ao uso integral de veículos elétricos

Expectativa é que essa mudança ambiental sirva de incentivo para que governos comecem a mudar suas políticas em relação ao uso de combustíveis fósseis
Redação01/04/2020 22h48, atualizada em 02/04/2020 01h04

20200224040318

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

É fato de que o coronavírus está causando perdas irreparáveis, contudo, alguns defendem que a situação também pôde trazer benefícios ambientais ao mundo. O site Electrek, dedicado a automóveis elétricos e energia sustentável, aproveitou a crise para chamar atenção para a redução da poluição.

Em período de isolamento social, o site comparou a atual queda de emissão de poluentes ao cenário ideal, movido integralmente a transporte elétrico.

Um mapa de dióxido de nitrogênio da região de Los Angeles, na Califórnia, mostrou a diferença da atmosfera no dia 20 de janeiro e exatos dois meses depois, no dia 20 de março. “O dióxido de nitrogênio é produzido pela queima de combustíveis fósseis e, portanto, frequentemente usado como rastreador da poluição urbana”, explicou Barbara Dix, pesquisadora atmosférica do Instituto Cooperativo de Pesquisa em Ciências Ambientais da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

Reprodução

A expectativa do site é que esse impacto ambiental seja um incentivo para que governos comecem a mudar suas políticas em relação ao uso de combustíveis fósseis.

“A rápida diminuição que vemos no dióxido de nitrogênio devido à Covid-19 é sem precedentes. Agora estamos testemunhando um experimento global em que uma fonte de emissão é rapidamente reduzida, enquanto outras fontes ainda estão ativas ou diminuirão mais lentamente. Muita ciência atmosférica sairá disso”, completou Dix.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital