Israel já testa vacina para o novo coronavírus em animais

Estudos estão sendo conduzidos por instituto de pesquisa do Departamento de Defesa do país
Renato Mota01/04/2020 22h52

20200320054258-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cientistas do Instituto Israelense de Pesquisa Biológica (IIBR) anunciara um “progresso significativo” no desenvolvimento de um protótipo de vacina para o novo coronavírus, e que o laboratório “está agora preparando um modelo para iniciar teste com animais”, informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Para a Reuters, fontes próximas do IIBR afirmaram que esses testes já começaram com roedores. O IIBR faz parte do Departamento de Defesa de Israel, e raramente coopera com cientistas civis ou empresas privadas em suas pesquisas de biologia, química medicinal e ciência ambiental (e, dizem, armas biológicas – mas o governo não confirma nem nega essa afirmação).

Em um dos seus raros comentários públicos, o diretor de inovação do IIBR, Eran Zahavy, disse que o instituto havia mudado todo o seu foco para o novo coronavírus, com três grupos tentando desenvolver uma vacina contra a Covid-19 e outros pesquisando possíveis tratamentos.

“Estamos tentando o máximo possível colaborar e trocar ideias com outras pessoas”, afirmou Zahavy em uma conferência online organizada pela Jerusalem Venture Partners. “Mas nossas instalações estão muito lotadas, ocupadas e perigosas – por isso o processo deve ser muito lento e muito cauteloso”.

Para o diretor, os testes em animais são “um grande desafio” porque a doença não os afeta. “Não basta apenas detectar anticorpos neutralizantes no animal. Você realmente quer vê-los ficando doentes e melhorando com esta vacina”, explicou.

Israel já registrou 5.385 casos de Covid-19 e 20 mortos. O próprio primeiro-ministro Netanyahu e o chefe das forças armadas de Israel, tenente-general Aviv Kohavi, entraram em auto isolamento nesta semana após serem expostos a portadores de coronavírus. Netanyahu testou negativo para o vírus na segunda-feira (30).

Via: Reuters

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital