O CEO da Apple, Tim Cook, postou em sua conta pessoal no Twitter um curto vídeo onde detalha algumas ações que sua empresa está tomando para auxiliar no combate à pandemia de Covid-19. Só nos EUA, mais de 347 mil pessoas foram infectadas pela doença, com mais de 10 mil mortes.
Segundo Cook, graças à sua cadeia de global de fornecedores a Apple já conseguiu um total de 20 milhões de máscaras N95, as mais indicadas para proteção contra o coronavírus. A empresa já havia anunciado a doação de 10 milhões delas a profissionais de saúde nos EUA, e o restante terá o mesmo destino.
Além disso, Cook informou que a empresa desenvolveu um modelo de protetor facial que pode ser produzido rapidamente e embalado de forma compacta, com 100 unidades por pacote. O equipamento é fruto de “um esforço de toda a empresa para unir designers de produto, profissionais de operações, equipes de embalagem e nossos fornecedores”.
Apple is dedicated to supporting the worldwide response to COVID-19. We’ve now sourced over 20M masks through our supply chain. Our design, engineering, operations and packaging teams are also working with suppliers to design, produce and ship face shields for medical workers. pic.twitter.com/3xRqNgMThX
— Tim Cook (@tim_cook) April 5, 2020
Cada protetor pode ser montado em apenas 2 minutos, e a matéria-prima e mão de obra vem tanto dos EUA quanto da China. O primeiro lote do equipamento foi doado ao Centro Médico Kaiser Permanente em Santa Clara, na Califórnia. Segundo Cook, a estimativa é que a empresa tenha 1 milhão de unidades dos protetores prontas até o final desta semana, e mais 1 milhão por semana a partir de então.
A Apple não é a única empresa que colocou seus recursos à disposição do combate à Covid-19. A Ford está produzindo protetores faciais e ventiladores mecânicos, e a Tesla demonstrou recentemente um ventilador mecânico feito usando peças de seus carros, como o Model 3 e Model S. Enquanto isso, Bill Gates, através da Bill & Melinda Gates Foundation, está patrocinando o desenvolvimento de sete possíveis vacinas contra o coronavírus causador da doença.
Fonte: 9to5Mac