Após a estreia aclamada pelo público do filme “Coringa“, uma nova moda surgiu nas redes sociais: copiar a dança do ator Joaquim Phoenix em uma das cenas do longa, ao som da música Rock and Roll Part II. Chamado de #JokerChallenge, o desafio viralizou em muitos países e encontrou seu nicho especialmente no México.
Assista à dança original de Joaquim Phoenix em “Coringa“:
Macabrooo!!! Aun ando impactado, que gran actuación #JoaquinPhoenix eres un capo!!!#JokerChallenge#joker pic.twitter.com/YqrRQlFa2O
— Ronald Enzo 戌 🇵🇪 (@EnzoRiver_) October 10, 2019
No #JokerChallenge, os imitadores descem as escadas dançando de maneira descontraída, depois de terminarem de fumar um cigarro. No fundo é possível escutar a música Rock and Roll Part II, de Gary Glitter, que pertence à trilha sonora do filme dirigido por Todd Phillips.
“El Jajas Mexicano”. 🤡🕺 #Joker #jokerchallenge #JokerMovie #FelizFinDeSemana pic.twitter.com/yCjVJPrZMq
— TUIT DE CINE (@MeInteresaCINE) October 11, 2019
A maioria das pessoas dos vídeos compartilhados no #JokerChallenge, tanto no Twitter quanto no Instagram, aparece com uma roupa e maquiagem semelhantes às usadas por Phoenix; mas outros simplesmente fazem isso sem qualquer fantasia, como um garoto indonésio que veste um maiô e uma versão muito particular da maquiagem do vilão.
Ver essa foto no Instagram
#JokerChallenge: Críticas ao desafio
Alguns usuários, no entanto, não gostaram muito do desafio. Eles questionam a escolha da música Rock and Roll Part II, visto que seu cantor original, Gary Glitter, cumpre sentença de 16 anos por abuso infantil.
“Coringa” é um sucesso
O filme do Coringa tornou-se o longa com a melhor arrecadação de estreia no mês de outubro, chegando aos US$ 93,5 milhões (aproximadamente R$ 380 milhões) apenas no primeiro fim de semana de exibição.
O sucesso, logicamente, não ficou apenas nas bilheterias. Depois do lançamento, muitas modas começaram a aparecer, como o #JokerChallenge e os filtros do Instagram do Coringa. No TikTok muitos usuários estão fantasiando-se do personagem para fazer os vídeos curtos.
Embora existam diversas críticas ao longa, sobre sua construção poder incitar movimentos de supremacistas brancos, como o “Incel”, “Coringa” é grande sucesso nas telonas e, agora, nas redes sociais.