A Nasa selecionou a SpaceX como parceira para o lançamento da missão Plankton, Aerossol, Cloud, ocean Ecosystem em um Falcon 9 partindo de Cabo Canaveral, na Flórida, em dezembro de 2022.
Segundo a agência, o contrato está avaliado em US$ 80,4 milhões, que cobrem o lançamento e outros serviços relacionados. A SpaceX diz que o lançamento usará um Falcon 9 já testado em voo, ou seja, o primeiro estágio do foguete já foi lançado em uma ou mais missões.
A sonda PACE tem 1.700 kg e operará em uma órbita síncrona à do Sol a uma altitude de 676,5 quilômetros. Ela levará a Ocean Color Imager, uma câmera que opera de ultravioleta a infravermelho de ondas curtas e permite estudar fitoplânctons do oceano, além de dois polarímetros para analisar as propriedades de nuvens, aerossóis e oceano. O custo total da missão é US$ 805 milhões.
Atualmente a SpaceX tem quatro missões científicas da Nasa (DART, IXPE, Sentinel 6A e SWOT) em seu manifesto de lançamentos futuros. Além disso, há sete missões de transporte de carga e três missões tripuladas para a Estação Espacial Internacional.