Nasa testa novo traje espacial para missão lunar

Primeiros testes foram feitos embaixo d'água para simular as condições da atmosfera da Lua
Luiz Nogueira07/10/2020 12h07, atualizada em 07/10/2020 12h20

20201007091530-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Atualmente, a Nasa realiza os últimos ajustes em um novo traje espacial, que será usado por astronautas da próxima missão lunar, batizada de Artemis.

Chamado de Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração (xEMU), a roupa terá o objetivo de proteger os tripulantes da viagem do ambiente hostil da Lua – que é bem diferente do que eles têm explorado nas últimas décadas em órbita baixa.

“O xEMU representa o primeiro novo traje espacial desenvolvido pela Nasa em mais de 40 anos. Até agora, parece que as coisas estão dentro do cronograma”, disse George Nield, administrador associado de transporte espacial da Administração Federal de Aviação.

Nield descreve que a ideia inicial da agência é de construir cinco trajes do tipo em um lote inicial. O primeiro deles, que os engenheiros da Nasa submeterão a testes de verificação, está quase pronto e deve ser concluído em dezembro – mesmo assim, a etapa de testes aquáticos foi iniciada.

O segundo será produzido para testes de qualificação e um terceiro será enviado para a órbita da Estação Espacial Internacional. Os dois últimos caminharão na lua em 2024 durante o segundo voo da missão Artemis – o primeiro a pousar na Lua desde a Apollo 17.

Além dos trajes, cada astronauta da missão usará uma roupa de resfriamento interno – que a Nasa já concluiu a criação. A agência também precisa atualizar o Sistema de Suporte à Vida Portátil, semelhante a uma mochila, que os astronautas carregam para sobreviver.

Reprodução

Testes aquáticos foram realizados. Foto: Nasa/ Reprodução

Enquanto não inicia os testes principais, a Nasa produziu algumas situações específicas debaixo d’água. Essa etapa serviu como alguns testes preliminares dos trajes. O ambiente foi utilizado, por exemplo, para simular as caminhadas espaciais, já que os cientistas podem criar diferentes níveis de gravidade no ambiente aquático.

Lá, os astronautas conseguiram simular como é movimentar-se em um traje espacial e usar as ferramentas durante uma caminhada no espaço. Nos últimos meses, a Nasa usou a mesma abordagem para estudar movimentos como amostragem de rochas lunares, navegar pela superfície lunar e plantar uma bandeira dos EUA no satélite natural.

“Temos a experiência com a estação espacial, mas precisamos determinar como vamos treinar a tripulação para operações de superfície durante essas missões específicas. Esse teste inicial ajudará a determinar o melhor complemento de instalações para desenvolvimento de hardware e requisitos para futuros treinamentos e missões”, disse Daren Welsh, líder dos testes dos trajes.

Via: Space

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital