Foguete russo Soyuz leva astronautas para Estação Espacial

Lançamento representa primeiro voo tripulado da espaçonave
Redação09/04/2020 16h40, atualizada em 09/04/2020 17h29

20200409014441

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Na manhã desta quinta-feira (9), Chris Cassidy, astronauta da Nasa, e os cosmonautas da agência espacial russa, Anatoli Ivanishin e Ivan Vagner, partiram para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo do foguete russo Soyuz MS-16. O lançamento ocorreu no Cazaquistão, às 5h05 no horário de Brasília, e marcou o primeiro voo tripulado da espaçonave.

Por conta da epidemia do novo coronavírus, o procedimento de lançamento foi um pouco diferente do padrão. Ao invés da participação de familiares e convidados, os espectadores estiveram em número menor. Além disso, os astronautas passaram por um período de 14 dias de quarentena, antes do lançamento.

Reprodução

Os astronautas vão levar cerca de seis horas até chegar à ISS, onde vão permanecer por seis meses. Atualmente, Oleg Skripochka, da agência russa, e Andrew Morgan e Jessica Meir, da Nasa, estão na estação espacial.

Na próxima quarta-feira (15), os três retornam para a Terra. Já nos próximos meses, a equipe poderá receber a companhia de Doug Hurley e Bob Behnken, tripulantes do primeiro voo teste com pessoas, da espaçonave Dragon, da SpaceX.

Via: Space

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital