A última segunda-feira (9), marcou o fim de uma era para as viagens espaciais. Lançada na sexta-feira (6), a última capsula Dragon 1 chegou na Estação Espacial Internacional (ISS). Esta também foi a última vez que o braço mecânico Canadarm2 foi usado, já que a próxima entrega vai marcar a estreia da Dragon 2, que consegue atracar sozinha à ISS.
As cápsulas Dragon 1 tiveram uma longa história. Em 2012, se tornou a primeira espaçonave comercial a chegar à estação espacial. Durante todo o contrato da SpaceX, foram mais de 43 mil quilos de suprimentos e equipamentos entregues. Em 2016, um novo contrato entre a empresa e a Nasafoi assinado.
.@Astro_Jessica commanded the @CSA_ASC #Canadarm2 to capture the @SpaceX #Dragon at 6:25am ET today. Ground controllers will take over and remotely install it to the station in a couple of hours. Read more… https://t.co/UpY9UTwJ2c pic.twitter.com/XeFLOphtgm
— Intl. Space Station (@Space_Station) March 9, 2020
“As futuras missões sob o contrato CRS-2 utilizarão a sonda Dragon 2 e retornarão à Terra com um pouso nas águas do Oceano Atlântico”, afirmou a agência espacial em comunicado. Além deste acordo, a SpaceX também se preparada para mandar astronautas para o espaço.
Via: CNet