A SpaceX anunciou um acordo com a startup texana Axiom Space para levar três astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2021. A viagem será feita a bordo da cápsula tripulada Crew Dragon, impulsionada por um foguete Falcon 9.

Esta será a primeira viagem totalmente privada à ISS. Os sete turistas de missões anteriores voaram a bordo de cápsulas Soyuz operadas pela Roscosmos, a estatal responsável pelo programa espacial Russo.

Os passageiros passarão dois dias em trânsito entre a Terra e a ISS, e oito dias a bordo da estação, compartilhando espaço com os astronautas que trabalham lá. Cada passagem custará “apenas” US$ 55 milhões (cerca de R$ 256,5 milhões) e um dos lugares já foi vendido.

Em meados de fevereiro a SpaceX anunciou outro acordo, desta vez com a Space Adventures, para uma missão que irá levar quatro passageiros em um vôo orbital com duração de cinco dias. A expectativa é que o vôo ocorra também em 2021.

Além desta iniciativas, a SpaceX tem um contrato com o milionário japonês Yusaku Maezawa para um vôo circumlunar (ao redor da Lua). Maezawa chegou a anunciar no Twitter que estava procurando uma “companheira” para compartilhar a experiência, mas depois desistiu da idéia e rejeitou mais de 27 mil propostas, de mulheres de todo o mundo.

A cápsula Crew Dragon, componente crucial em todos estes vôos, completou com sucesso seu último teste do sistema de escape em janeiro deste ano. A SpaceX espera realizar o primeiro vôo tripulado, levando astronautas da Nasa à ISS, em 7 de maio.

Fonte: The Verge