Um gigante gasoso com uma órbita que dura apenas 18,4 horas. Essas são as características do novo exoplaneta encontrado a uma distância provável de 1.060 anos-luz da Terra, contrariando os atuais modelos de formação planetária. O NGTS-10b está tão perto de sua estrela que está próximo de atingir a distância mínima de aproximação sem ser destruído por forças gravitacionais, o chamado limite de Roche, o que deve acontecer em 38 milhões de anos, já que está espiralando em direção a sua hospedeira.

Essa descoberta, realizada com o auxílio da Pesquisa de Trânsito de Próxima Geração terrestre em Paranal, no Chile, torna esse sistema solar um interessante laboratório de estudos sobre as interações entre uma estrela e um exoplaneta gigante perigosamente próximos. O NGTS-10b é classificado como “Júpiter quente”, isso porque ele guarda semelhanças com o planeta do nosso sistema solar Júpiter. Entretanto, ao contrário do nosso ‘vizinho’, como mencionado acima, ele orbita muito próximo da estrela hospedeira, com período orbital de até 10 dias, tornando-os quentes.

Ao seguir os modelos de formação planetária atual, esse tipo de planeta não deveria existir. Isso porque a gravidade, a radiação e os ventos estelares intensos impediriam o gás de se acumular devido à distância em relação à estrela. No entanto, 337 dos mais de 4 mil exoplanetas encontrados fazem parte desta classificação. Essa peculiaridade faz com que eles sejam os mais estudados.

O NGTS-10b é apenas o sétimo desses gigantes com período orbital de menos de um dia, e é o mais rápido dentre eles a completar uma volta ao redor de sua estrela, com 18,4 horas. O recorde, até então, era de 18,9. Para efeito de comparação, a Terra demora 365 dias e 6 horas para completar seu movimento orbital.

O exoplaneta possui pouco mais de 1,2 vezes o tamanho de Júpiter e pouco mais de 2 vezes da sua massa. Além disso, está localizado a apenas 1,46 vezes o raio de Roche. Essa distância faz com que seus polos sejam achatados pela forte gravidade da estrela que os atingem. Como o NGTS-10b caminha em direção à sua hospedeira, os astrônomos preveem que sua órbita seja reduzida ainda mais, cerca de sete segundos, nos próximos 10 anos.

Via: Science Alert