Volkswagen vai converter fuscas em carros elétricos e já anuncia preço do modelo [atualizado]

Veículos vão receber motores elétricos e baterias com capacidade para rodar 200 quilômetros sem recarregar e poderão atingir velocidade máxima de até 150 km/h; VW deve oferecer três formas para adquirir modelo
Luiz Nogueira06/09/2019 15h08, atualizada em 11/09/2019 22h06

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A Volkswagen anunciou uma nova maneira para que os proprietários de fuscas convertam seus veículos em carros movidos à energia elétrica. A montadora vai disponibilizar todas as peças para a modificação e uma empresa alemã, chamada eClassic, será responsável pela modernização do motor.

Em vez de acoplar novos motores elétricos e baterias às correntes de transmissão existentes nos carros, a VW vai fornecer à eClassics todas as peças necessárias para que o motor inteiro seja substituído. Essas novas peças, produzidas em série, são as mesmas presentes no E-UP, carro totalmente elétrico da montadora.

Reprodução

A bateria presente nos veículos (e que ficará sob o assoalho) terá uma capacidade total de 36,8 kWh, que a VW diz ser suficiente para o fusca rodar 200 quilômetros sem precisar recarregar. Além disso, após as modificações, o veículo terá o equivalente a 82 cv de potência, o que faz com que ele chegue a 150 km/h.

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A VW diz que também está trabalhando em uma solução de conversão elétrica para Kombis antigas e também para o e-Porsche 356. A montadora alemã informa que considera a possibilidade de usar a plataforma modular MEB (plataforma modular para carros elétricos) em futuras conversões.

Essas conversões não são baratas, mas são uma opção particularmente interessante na Europa, onde várias cidades estão restringindo ou banindo o uso de motores a diesel em suas áreas centrais.

Há três formas de ter seu “fusquinha” elétrico: a primeira é comprando um kit básico com assoalho, baterias, freios, suspensão,  transmissão e motor por 40 mil Euros (cerca de R$ 180 mil). Cabe ao comprador fornecer sua própria carroceria de fusca para a conversão, bem como fazer a instalação das peças.

A segunda opção é um pacote com a plataforma mais um chassis, mas sem nenhum acabamento ou equipamento opcional, por 49,900 Euros (cerca de R$ 223.500,00). Mas quem quiser um veículo completo, pronto pra pegar a estrada, vai precisar abrir mais o bolso: custa “apenas” 100 mil euros (aproximadamente R$ 448 mil) e inclui faróis de LED, bancos de couro e central multimídia. Também, por esse preço…

Via: The Verge/G1

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital