A Volkswagen, vende salsichas — não, não é brincadeira; ela realmente as vende. O “modelo” é chamado de Volkswagen Originalteil E, nos anos de 2015 e 2017, a toda-poderosa montadora alemã vendeu mais salsichas do que carros.

Tudo isso começou em 1973. Neste ano, a Volks começou a produzir salsichas currywurst — aquelas típicas alemãs cozidas ou grelhadas, com molho e curry em pó. Na época, os produtos tinham a curiosa identificação “item no. 199 398 500 A” na sede da empresa, em Wolfsburg.

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O que motivou a produção é o ponto mais interessante — e inteligente — da trama. As salsichas da Volkswagen foram usadas para abastecer os trabalhadores. Eram servidas como café da manhã ou almoço no refeitório da empresa. Além disso, eram preparadas de várias maneiras: inteiras, fatiadas ou misturadas com o próprio molho de tomate feito. Os livros da empresa contam que havia cerca de 30 funcionários da cozinha — açougueiros em sua maioria, que se dedicavam exclusivamente a esse serviço, produzindo cerca de 18 mil salsichas por dia. Para isso, a montadora tinha um acordo com os criadores locais de porcos.

Assim como faz a Coca-Cola, a receita exata para salsichas da Volkswagen é segredo. Ela inclui curry em pó, pimenta e gengibre, mas os demais condimentos nunca foram revelados. Quanto ao preparo, primeiro os salsichões são secos e depois defumados em madeira de faia. Finalmente, são cozidos a 176 ° C, por cerca de 100 minutos. Uma vez terminado o cozimento, o produto é enviado em embalagens de cinco unidades para os revendedores em todo o país — que por sua vez mantêm a tradição de oferecê-los aos clientes após uma venda bem-sucedida.

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E o tradição perdura até hoje, embora seja necessário ir à Alemanha para experimentar uma salsicha da empresa — e não é necessário comprar um carro para tal. As salsichas são vendidas em algumas mercearias alemãs, assim como online. Somente em 2017 a Volkswagen vendeu quase 7 milhões de salsichas. Esse número é superior à venda de automóveis no mesmo ano.