A Tesla obteve permissão para iniciar a produção em massa de veículos em sua fábrica na China, eliminando um dos últimos obstáculos para começar a vender carros construídos localmente no maior mercado de veículos elétricos do mundo.
A liberação foi divulgada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China em seu site oficial na última quarta-feira (13). A Tesla apresentou seus primeiros veículos montados em suas instalações de Xangai no início deste mês, produzidos como parte de operações de teste.
Essa fábrica é a primeira da China de propriedade integral de uma montadora estrangeira – e a primeira da Tesla fora dos EUA. Esse é um teste crucial para Elon Musk, CEO da empresa, provar que sua montadora pode obter lucros enquanto aposta na demanda dos chineses por veículos elétricos.
A Shangai Gigafactory, que foi inaugurada em janeiro, vai produzir inicialmente sedãs Model 3, que custam cerca de US$ 50 mil. A empresa vai competir com companhias locais como NIO e Xpeng Motors, além de fabricantes globais, incluindo BMW e Daimler.
A empresa de chinesa fornecerá pistas sobre a capacidade da Tesla de se tornar verdadeiramente global. Recentemente, Elon Musk anunciou uma nova fábrica da empresa em Berlim, na Alemanha.
Além de uma licença de fabricação, as montadoras precisam ter seus produtos aprovados para venda. As autoridades ainda não divulgaram essa autorização para os modelos fabricados na China pela Tesla.
via: Bloomberg