Projeto de lei quer fim de veículos movidos a combustível fóssil até 2040

Proposta quer estipular fim da comercialização e circulação de veículos que utilizam gasolina e diesel
Redação12/02/2020 22h58, atualizada em 13/02/2020 00h00

20191231103555

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se o projeto de lei 304/2017 do senador Ciro Nogueira (PP-PI) for aprovado na Comissão de Meio Ambiente (CMA), carros novos movidos a combustíveis fósseis deixarão de ser vendidos no Brasil a partir do dia 1º de janeiro de 2030, e veículos a gasolina ou a diesel nem mesmo poderão circular no país a partir de 2040.

Segundo o texto do PLS, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mudança será possível porque já existem soluções tecnológicas que permitem a substituição integral da gasolina e do diesel, como os biocombustíveis e os carros elétricos, que estão se espalhando pelo mundo.

A principal intenção do Projeto é diminuir o uso de combustíveis fósseis, os responsáveis por 1/6 das emissões de dióxido de carbono na atmosfera e, consequentemente, estimuladores  do aquecimento global.

Contudo, há algumas exceções no PLS: automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros movidos a combustíveis fósseis poderão continuar circulando no país mesmo após a data limite.

Ainda no texto, o senador explicou que sua ideia para o Brasil vai de acordo com o que outros países já estão fazendo. “O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025”, afirmou Nogueira.

Via: UOL

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital