A GM revelou uma família de transmissões e motores para veículos elétricos chamada Ultium Drive, que segundo a empresa será parte importante de uma transição rumo a um futuro “totalmente elétrico”.

São cinco transmissões e três motores, construídos de forma modular para que possam ser usados em vários tipos de veículos. “A GM já produziu transmissões para várias montadoras notáveis”, disse Ken Morris, Vice-Presidente do programa de veículos elétricos e autônomos da empresa.

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“Produzir motores, transmissões, componentes para a cadeia cinemática e sistemas estão entre as competências mais conhecidas da GM, e nossa experiência na fabricação está se mostrando não só transferível como também vantajosa na transição para os veículos elétricos”, afirmou.

A GM diz que os motores Ultium Drive terão “resposta melhor que os equivalentes de combustão interna, com controle preciso do torque para um desempenho homogêneo”. A montafora afirma que os componentes terão “o melhor torque da indústria”, e potência para atender a “uma ampla gama de diferentes tipos de veículos”.

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Os motores também terão custo reduzido, graças à produção em escala, reaproveitamento de componentes, consolidação da fiação e outras reduções. Recentemente a montadora anunciou o desenvolvimento de uma unidade de gerenciamento de bateria (BMU) sem fios, que reduz em até 90% a fiação associada à bateria, o que torna possível produzir células fisicamente menores, ou com maior capacidade.

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Teaser do novo Chevrolet Bolt EV. Foto: General Motors

O futuro é elétrico

A GM pretende lançar 12 carros elétricos até 2023, em todas as suas marcas. A Cadillac terá cinco modelos, entre eles o já anunciado Lyriq, que será o primeiro carro elétrico da marca e custará cerca de US$ 75.000 (R$ 400 mil). Também serão produzidos dois SUVs com três fileiras de assentos, um focado em espaço interior e capacidade de carga e outro baseado no atual Escalade. Além disso haverá um pequeno crossover similar ao atual Cadillac X75 e o Celestiq, um carro de “ultra luxo” feito à mão, que custará por volta de US$ 200.000 (cerca de R$ 1 milhão).

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A GMC, que fabrica caminhões e picapes, terá dois modelos similares que trarão de volta a marca Hummer. O “Hummer Truck” terá um motor de 1.000 HP, e o “Hummer SUV” será uma variante dele, configurado como um SUV off-road.

A Chevrolet terá uma picape com alcance de mais de 600 km com uma carga de bateria, um SUV de tamanho médio para o mercado dos EUA e um crossover elétrico baseado no Chevy Bolt e equipado com o sistema de direção autônoma GM Super Cruise. Por fim a Buick terá um “crossover convencional” que maximiza espaço interior e de carga, e um outro com “maior ênfase na forma”.

Fonte: The Verge