A General Motors anunciou nesta quarta-feira que será a primeira montadora a usar um sistema de gerenciamento de bateria (BMS, Battery Management System) “praticamente sem fios” em seus futuros carros elétricos. Segundo a montadora o sistema, desenvolvido pela Analog Devices, será uma peça-chave em seu objetivo de alimentar vários tipos de carros elétricos com um conjunto comum de baterias e componentes associados.
Chamado de wBMS (wireless Battery Management System), o sistema permitirá que veículos elétricos cheguem ao mercado mais rapidamente, já que não será necessário desenvolver protocolos de comunicação ou esquemas de fiação diferentes para cada veículo.
A função do wBMS é equilibrar a carga dos vários módulos que compõem as baterias Ultium para que elas tenham o máximo desempenho, além de monitorar em tempo real vários parâmetros e sensores para garantir sua operação segura, aumentando sua vida útil. O uso do wBMS reduz a fiação em uma bateria em até 90%, segundo a GM, o que resulta em veículos mais leves e espaço para mais células, aumentando a capacidade.
Segundo a montadora, o wBMS também facilita o reuso das baterias quando chegarem ao fim de sua vida útil em um veículo, mas ainda tiverem capacidade suficiente para, por exemplo, uso em sistemas de armazenamento de energia solar em uma casa. Os BMS atuais tem que ser reprojetados antes que as baterias possam ser reutilizadas.
“Escalabilidade e redução da complexidade são um tema de nossas baterias Ultium, e o wBMS é um componente crítico para habilitar esta incrível flexibilidade”, disse Kent Helfrich, diretor-executivo de Eletrificação Global e Sistemas de Baterias na GM. “O sistema sem fios representa a epítome da configurabilidade do Ultium e deverá ajudar a GM a produzir veículos elétricos lucrativos em escala”.
A GM afirma que todos os veículos elétricos em planejamento baseados nas baterias Ultium usarão o wBMS.
Fonte: GM