Os carros elétricos estão cada vez mais desenvolvidos. Diversos modelos já foram lançados com dois motores, mas a Ford agora decidiu inovar. A montadora divulgou um Mustang Mach-E exclusivo que tem nada mais nada menos que sete motores. O veículo, produzido em colaboração com a RTR, possui 1.400 cavalos.

Três dos sete motores estão conectados ao diferencial dianteiro, enquanto os outros quatro ao traseiro, com um único eixo de transmissão conectando os diferenciais. A montadora afirma que isso maximizou o “ajuste”, permitindo que o carro tenha muito mais tração.

A aerodinâmica foi otimizada, concentrando-se em dutos de refrigeração, separador dianteiro, planos de mergulho e asa traseira. O projeto precisou de 10 mil horas de trabalho. “O desafio era controlar os níveis extremos de potência fornecidos pelos sete motores”, destacou Mark Rushbrook, diretor de automobilismo da Ford Performance. Ron Heiser, engenheiro-chefe do programa acrescentou: “O Mustang Mach-E 1400 é completamente insano”.

Mustang-Mach-E-1400.jpgMusgtang Mach-E 1400 por dentro. Foto: Divulgação

A bateria possui 56,8 kWh e é composta por células de níquel manganês e cobalto, com desempenho ultra alto. O sistema ainda foi projetado para se resfriar durante o carregamento com um líquido dielétrico. Além disso, possui sistema de frenagem regenerativa e controle de estabilidade.

Apesar de divulgado, o modelo será o único veículo do tipo a ser fabricado, e deve ir para as pistas da Nascar em breve.

Uso da nuvem para calcular autonomia

A Ford vai tentar reduzir a preocupação dos proprietários do Mustang Mach-E com a duração da bateria de seu carro elétrico, usando a nuvem e um complexo conjunto de variáveis para calcular a autonomia de forma mais realista e precisa.

Um sistema chamado Intelligent Range irá recalcular a autonomia com base em fatores como comportamento do motorista, previsão do tempo (já que a temperatura afeta o desempenho da bateria) e condições da estrada, além de dados obtidos de outros Mach-E na região via crowdsourcing.

Via: Electrek