O carro esportivo elétrico GXE, criado pela Genovation, quebrou o recorde mundial e se tornou a versão elétrica mais rápida do mundo ao atingir a velocidade de 338,3 km/h. A corrida foi realizada na pista de cinco quilômetros no Kennedy Space Center, na Flórida, com o piloto de testes de velocidade máxima Johnny Bohmer.  

Baseado no Corvette C7 e com o desempenho superior ao C6, que em 2017 chegou aos 336,3 km/h, o novo detentor do recorde possui uma bateria de 60 kWh que dura um alcance médio de até 209 quilômetros. E, ao contrário de outras corridas de alta velocidade recentes que não foram oficialmente verificadas, a Genovation levou a International Mile Racing Association a registrar, testemunhar e certificar sua conquista. 

O Genovation GXE substitui o V-8, de 6,2 litros, por cinco baterias otimizadas para o fornecimento de energia. Os pacotes são colocados estrategicamente no chassi para suportar uma distribuição de peso dianteiro e traseiro 50/50. Essas baterias alimentam um par de motores elétricos de 300 kW, girando um único eixo de saída para uma potência superior a 800 hp e 700 lb-ft de torque.

O que é mantido com o Corvette – e talvez crítico para permitir essa velocidade máxima – é a transmissão automática de oito velocidades (como foi instalada no carro de registro) ou a transmissão manual de sete velocidades, tornando-o um dos poucos carros elétricos disponíveis com três deslocamento da alavanca. 

A fibra de carbono é usada extensivamente em todo o carro. O divisor dianteiro, o difusor traseiro e o para-choque traseiro personalizado são feitos de material leve. O mesmo acontece com as rodas, que raspam cerca de 10 libras (aproximadamente 5 kg) de massa não suspensa em cada canto. O veículo pesa cerca de 4.500 libras, aproximadamente mil a mais que um Corvette Grand Sport padrão. 

Somente 75 unidades do carro elétrico Genovation GXE serão disponibilizadas aos amantes de velocidade. Eles custarão cerca de US$ 750 mil. As primeiras entregas eram esperadas até o final deste ano, mas não vão chegar até o início de 2020.

Vias: MSN/InceptiveMind