O Tokyo Motor Show é um dos maiores eventos da indústria automobilística. Nos últimos anos, as tendências futuras do mercado foram expostas na bienal, desde carros pequenos e simples até veículos elétricos modernos, além de um show de exibições de realidade virtual e inteligência artificial no Salão do Automóvel de Tóquio.
Este ano o evento vai acontecer do dia 24 de outubro até 4 de novembro, na capital japonesa. O portal de notícias CNET trouxe algumas novidades que estarão presentes. Confira:
Honda Jazz (Honda Fit)
A próxima geração do Honda Jazz (ou Honda Fit, no Brasil e EUA) é uma das novidades que estreiam em Tóquio. O Jazz/Fit da quarta geração apresenta uma silhueta lateral, que mantém uma forma comum, e ajustes de estilos dianteiro e traseiro. Um modelo híbrido será lançado especialmente para o mercado europeu, mas, assim como em outros países, ainda sem data de lançamento definida.
Lexus EV
A Lexus não divulgou muita informação sobre seu próximo veículo elétrico, apenas um vídeo de dois segundos com poucos detalhes. Seguindo a linha de eventos anteriores, o CNET acredita que o carro contará com um novo sistema de infotainment – pequena “televisão” anexa ao carro.
Nissan IMk
O grupo de veículos da marca IM, da Nissan, se expandirá novamente em Tóquio com a chegada do conceito elétrico IMK, que foi exibido anteriormente e possui um formato semelhante a um Nissan Cube de uma nova geração. A empresa só disponibilizou uma imagem do veículo.
Mazda EV
O primeiro veículo elétrico da Mazda fará sua estreia no Tokyo Motor Show 2019. Até agora, somente um teaser foi divulgado, mostrando seu interior e prometendo materiais sustentáveis e texturas únicas. A montadora disse à Roadshow que o EV não será baseado em nenhum veículo Mazda atual.
Mitsubishi Mi-Tech
O conceito de estilo acentuado da Mitsubishi sempre traz uma vantagem futurista para as feiras de automóveis. Previsto à frente de Tóquio, o conceito híbrido Mi-Tech parece um carrinho de duna elétrico para dois, com clarões de para-choque e um teto aberto.
Em vez de funcionar com um motor a gasolina, o conceito Mi-Tech apresenta um trem de força híbrido plug-in exclusivo com quatro motores elétricos, um em cada roda. Mas, em vez de um motor de combustão comum, o trem de força PHEV da Mi-Tech inclui uma turbina a gás.
Mitsubishi Super Height K-Wagon
Além do Mi-Tech, haverá outro Mitsubishi no Tokyo Motor Show 2019. O veículo possui poucas informações até o momento, por isso será necessário esperar o evento para saber mais detalhes da novidade.
Subaru Levorg
O Levorg, do Subaru, fará uma aparição em Tóquio, prevendo a segunda geração do veículo. Foi divulgado um teaser do novo carro, que mostra um pouco do design que ele vai ter. O vídeo também menciona a autonomia do veículo, o que abriu perguntas quanto a tecnologia que vai ser implantada, pois a maior parte das novidades tecnológicas da empresa estão no seu conjunto EyeSight de sistemas de assistência aos motoristas ativos e passivos.
Subaru WRX STI EJ20 Edição Final
A Subaru usou seu motor turbo EJ20 de 2,0 litros e quatro cilindros nas últimas três décadas, aparecendo pela primeira vez no Subaru Legacy de 1989. Por isso, o motor será homenageado e, pela última vez, vai estar presente em um veículo da empresa.
O Subaru WRX STI EJ20 Final Edition consta como uma despedida do EJ20, como o próprio nome sugere. Com o motor mencionado, rodas BBS douradas de 19 polegadas e emblema exclusivo, o carro aparentemente será alocado via sistema de loteria, assim como o STI S208, lançado exclusivamente no Japão em 2017.
Suzuki Hanare
A Suzuki vai apresentar dois modelos em Tóquio. O primeiro, Hanare, é descrito como um veículo com “autonomia, conforto e eficiência”, embora a empresa não tenha divulgado imagens da parte interior do veículo. Seu estilo é retrô, com janelas pequenas na parte superior que ajudam a manter a privacidade. As rodas alocadas nas extremidades do carro sugerem um espaço interior amplo.
Suzuki Waku Spo
O Suzuki Wapu Spo, assim como o Hanare, também possui estilo retrô, mas se destaca pelo tom esportivo. Seu conceito retrocede em termos de estética, mas adiciona tecnologias inovadoras ao veículo. O modelo usa um conjunto de câmeras no para-lama, atuando no lugar dos espelhos, e um trem de força híbrido plug-in.
Toyota Copen GR Sport
Fabricado pela Daihatsu, uma subsidiária da Toyota, este veículo de dois lugares, tamanho pequeno, apresenta um teto sólido retrátil e um foco na dinâmica de direção. Ainda não existem muitas informações a seu respeito.
Toyota LQ Concept
A Toyota também lançará o conceito LQ, com a esperança de prepará-lo para testes públicos em 2020. Com base no Concept-i de 2017, o corpo recebeu alguns ajustes de produção, como maçanetas de portas utilizáveis e volantes menos “selvagens”.
O LQ é um veículo autônomo de nível 4, o que significa que é capaz de operar sem supervisão humana em locais específicos ou modos de veículo. Seus faróis podem projetar formas na estrada para ajudar passageiros e pedestres a descobrir o que o veículo pretende fazer.
Quando o robô começa a dirigir, uma inteligência artificial incorporada chamada Yui pode sugerir músicas e manter o motorista alerta para quando ele precisar retomar o controle.
Toyota Ultra-Compact BEV
O BEV ultracompacto é um carro urbano adequado para viagens de curta distância, porque o alcance é estimado em apenas 100 km a uma velocidade máxima de 59 km/h. Destinado à produção (não apenas nos EUA), o Ultra-Compact BEV deve oferecer espaço para duas pessoas, com o motorista posicionado à frente e ao centro, enquanto o passageiro se localiza atrás.
Toyota Yaris (especificação japonesa)
Nos EUA, o Toyota Yaris atualmente é baseado no Mazda. Porém, Austrália, Japão e países da Europa vão receber um Toyota Yaris 2020 de modelo diferente. O novo Yaris é mais leve, porém mais rígido. Vários motores serão oferecidos, incluindo um motor a gasolina de três cilindros e 1,5 litros, e um híbrido com tração elétrica nas quatro rodas.
Ele também é carregado com tecnologia, incluindo sistemas avançados de assistência ao motorista, um head-up display e um sistema de estacionamento automático. Os bancos da frente também podem girar levemente, o que é uma novidade na linha.
Via: CNET