A Toyota vai começar a testar um novo teto solar para o Prius, que segundo eles, é capaz de adicionar 44,5km de alcance ao híbrido por dia. O teto solar, fabricado pela Sharp, possui 0,03mm de espessura, mas fornece cerca de 860 watts de potência, e pode até carregar o carro enquanto ele está sendo dirigido. Os testes começam esta semana, porém a data de lançamento comercial ainda não foi anunciada.

Essa não é a primeira vez que a Toyota criou painéis solares para carros. Em 2010, a empresa começou a vender painéis que podiam recarregar a bateria auxiliar do veículo (que alimenta sistemas secundários, como o sistema de navegação por satélite e o controle climático).

Agora, o painel deve ser muito mais eficiente. Ele deve ser capaz de produzir quase cinco vezes mais energia que o modelo anterior e oferecer quase sete vezes mais poder de alcance.

ReproduçãoA companhia justificou sua decisão de focar em híbridos dizendo que, se usar sua capacidade de produção de bateria para fabricar uma quantidade maior de híbridos, reduzirá mais as emissões de carbono do que se produzisse uma quantidade menor de veículos elétricos puros. No entanto, a Toyota se contradisse ao anunciar planos de criar uma plataforma de transmissão totalmente elétrica em parceria com a Subaru, indicando que um veículo elétrico da marca também pode estar a caminho.

É compreensível o fato do modelo ainda não ter sido aprovado definitivamente. A energia produzida por um painel solar é muito pequena. Mas algumas empresas continuam investido no sistema. A startup Lightyear planeja começar a disponibilizar o “carro solar” aos consumidores, em 2021, e a Hyundai também anunciou planos de começar a instalar o teto solar em alguns carros selecionados.  

Fonte: The Verge