Um carro elétrico autônomo dirigiu mais de 230 milhas (370 quilômetros) pelas rodovias públicas do Reino Unido. A jornada do automóvel da linha Nissan Leaf faz parte de um projeto chamado HumanDrive.
Em novembro, o carro dirigiu sozinho da cidade de Cranfield, na Inglaterra, até Sunderland, município localizado na região nordeste do país. O veículo contou com dois engenheiros a bordo, responsáveis apenas por monitorar as ações do automóvel ou conduzir o volante em casos de emergência.
Durante o percurso, o carro enfrentou situações comuns nas rodovias públicas britânicas, como pistas estreitas, rotatórias de alta velocidade e cruzamentos. A tecnologia ainda lidou com mudanças de faixas, ultrapassagens e eventuais paradas na via. Tudo isso sem a ação humana.
O HumanDrive foi concebido por um consórcio formado pelo Centro de Veículos Autônomos Conectados (CCAV), do governo britânico, e outras entidades. A construção total do carro elétrico teve duração total de 30 meses e recebeu £ 13.5 milhões em investimentos.
Embora o nome da iniciativa possa sugerir um tom irônico – ‘HumanDrive’ – considerando que o carro dispensa condutores humanos – a BlackBurn, administradora do projeto, explicou que o termo remete ao objetivo da tecnologia de se espelhar em interações humanas.
Por exemplo, quando o veículo foi testado em percursos privados, os automóveis foram dirigidos por humanos para identificar dinâmicas de direção dos motoristas: como condutores interagem nas estradas, como antecipam uma curva muito fechada e mesmo como motoristas fazem a ultrapassagem de um ciclista.
Apesar de importante, o feito do HumanDrive está longe de ser disruptivo. Há dois anos, a companhia americana de softwares Embark, por exemplo, já conduziu um experimento com um caminhão, que dirigiu de forma autônoma por 2.400 milhas (3.862 quilômetros), de Los Angeles para El Paso, no Estados Unidos.
Fonte: ZDnet