Mi Store Brasil desaparece e prejudica milhares de clientes

Loja digital não oficial da Xiaomi não entrega pedidos desde a Black Friday
Redação13/01/2020 16h15, atualizada em 13/01/2020 16h40

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Antes de a Xiaomi chegar oficialmente ao Brasil, por meio de uma parceria com a DL Eletrônicos, e posteriormente com a loja oficial aberta em São Paulo, o site “Mi Store Brasil”, uma loja digital não oficial, era o meio utilizado por aqueles que queriam comprar um celular da marca chinesa. Nas últimas semanas, o portal voltou a ficar em evidência, mas por um motivo negativo. A loja deixou de entregar todos os pedidos feitos a partir da Black Friday, saiu das redes sociais, desativou o site e não responde nenhum contato.

Quando a fabricante chinesa chegou ao Brasil, a Mi Store foi muito beneficiada, já que era o primeiro resultado para as buscas no Google. A Xiaomi tentou de tudo barra derrubar o domínio “MiStoreBrasil.com” antes de começar suas operação no país, mas não teve sucesso.

Os fãs de longa data da marca já sabiam que o site não era muito confiável. O Reclame Aqui possuiu diversas reclamações em relação à loja. Porém, aqueles que quiseram aproveitar a Black Friday para comprar seu primeiro Xiaomi foram pegos de surpresa.

Reprodução

Com isso, diversos pedidos foram feitos durante a Black Friday e Natal, e literalmente todo mundo ficou no prejuízo. O que se sabe até agora é que o último status recebido para todas as compras são de “aguardando envio”, o site da loja está fora do ar, como mostra a imagem a cima, e todas as redes sociais foram excluídas. O número pode passar de mil clientes, com prejuízo médio de R$ 1,2 mil.

Aqueles que procuraram à polícia foram desencorajados a fazer um boletim de ocorrência. Segundo os oficiais, é muito difícil avançar em casos em que todos os dados “desaparecem”. Os clientes que pagaram pelo MercadoPago estão conseguindo estornar o valor gasto, mas o restante enfrenta dificuldades.

As próprias vítimas tentam juntar o maior número de informações sobre a loja, mas elas são um tanto confusas. A Mi Store Brasil pertencia à empresa Action Sales Companhia Digital LTDA, com CNPJ 29.497.760/0001-38. Porém, a fatura do cartão dos clientes mostrava a loja com o nome JCell, e não Action Sales. A JCell possui um quiosque com o nome Mi Store Brasil em Blumenau, mas afirma que não possui nenhum vínculo com a Action Sales ou o site.

O caso fica ainda pior. Aqueles que fizeram a compra por boleto notaram que o beneficiário era a PAD Eletrônicos. Uma terceira empresa diferente. Esta última, porém, é proprietária da loja online Huawei Store Brasil e, afirma que “A PAD Eletrônicos é uma das empresas do GRUPO ACTION que também é gestora da conceituada loja www.mistorebrasil.com”.

Como é possível notar, não vai ser fácil encontrar os responsáveis pela loja e, consequentemente, pelo prejuízo de centenas, talvez milhares, de clientes. As próprias vítimas estão se unido em grupos de Telegram para se apoiarem e encontrarem novas informações. Porém, os crimes digitais ainda são subestimados no Brasil e, infelizmente, esse caso deve demorar para ter um desfecho. Lembrando ainda que o site oficial de vendas da Xiaomi possui o domínio “https://xiaomi.distribuidornacional.com.br/“.

Via: Mobizoo

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital