Insights do Google sobre a Black Friday 2019

Dados de 2018 mostram que no dia do evento existe um crescimento médio de 77% nas buscas por produtos do varejo
Redação29/11/2019 19h18, atualizada em 29/11/2019 21h10

20191114040049

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O pico de buscas por produtos de Varejo na Black Friday acontece na quinta e na sexta-feira, mas a maior parte dos consumidores já entende a data como um período maior. Nas últimas duas semanas, o Google registrou o aquecimento das buscas por produtos de Varejo em 13%. Além disso, somente em 2019, as buscas por produtos de Varejo se intensificaram em torno de 10% (entre janeiro a outubro de 2019 vs. mesmo período do ano passado).

Dados de 2018 mostram que na sexta-feira da Black Friday existe um crescimento médio de 77% nas buscas por produtos do varejo quando comparado com a média das demais sextas de novembro. Já as buscas por marcas de varejistas foram 3,9 vezes maior que uma sexta-feira comum.

Picos principais:

  • Viradas dos sites na quinta (22-24h) – Pico das categorias Eletrônicos (Smartphones, TVs e Consoles Games), Casa (Móveis, Decoração e Cama/Mesa/Banho) e Outros (Perfumes, Brinquedos e Bebês)
  • Antes do almoço na sexta (10-11h) – Pico das categorias Eletrônicos (Computadores, Eletroportáteis e AudioVídeo), Auto (Autopeças e Pneus) e outros (Construção, Esportes e Instrumentos)
  • Depois do almoço na sexta (14-15h) – Picos das categorias Moda (Roupas, Calçados), BelezaeEletrodomésticos
  • Mercados têm destaque nos momentos fora do pico das outras categorias – Alimentos na quinta-feira às 11h e Bebidas na sexta-feira às 21h

Uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, que ouviu 1.500 consumidores on-line de todas as regiões do país, em julho de 2019, mostrou a intenção de compra do brasileiro por categoria:

Smartphones:

48% (+23% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday. Dados da Busca mostram que celulares mais antigos crescem mais do que os celulares mais novos durante o evento. Por exemplo, nos últimos três anos, o iPhone que tinha sido lançado no ano anterior, cresceu e ultrapassou o volume de buscas do iPhone lançado no ano do evento.

Televisores:

36% (+38% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Em anos que antecedem grandes eventos esportivos como Olimpíadas e Copa do Mundo, a categoria tem pico de interesse na Busca e também de vendas durante a Black Friday.

Informática:

38% (+53% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. PC Gamers (Desktop) estão com forte crescimento (+10% YoY na Busca) e podem ser uma tendência positiva para esse ano.

Eletrodomésticos:

36% (+50% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday. Depois de uma forte crise econômica que impactou drasticamente a categoria, o interesse pelos produtos na Busca estão acima da média. Geladeira (+25% YoY); Máquina de Lavar (+13% YoY); Frigobar (+39% YoY) são os produtos com maior crescimento de busca em 2019.

Eletroportáteis:

31% (+19% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Produtos com forte crescimento: ventilador, umidificador, liquidificador, purificador, aspirador, etc.

Bebidas Alcoólicas:

14% (+133% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Essa é uma das categorias com maior aumento da intenção de compra para o evento: principalmente para cerveja, whisky e gin.

Auto-peças:

9% (+125% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa Black Friday. A categoria cresce de forma exponencial no digital e na Black Friday, principalmente devido a alta diferença dos preços no mundo físico.

Móveis:

23% (+109% vs. 2018) dos consumidores pretendem comprar nessa BF. Ambiente da sala de jantar e TV é o que mais cresce para o evento, como cadeira, mesa e sofás.

Insights da Busca

Abaixo apresentamos o ranking dos produtos mais buscados no Google nos últimos dias, inclusive até a manhã hoje.

Eletrodomésticos

  • Fritadeira Philco Air Fry
  • Cafeteira Arno Dolce Gusto
  • Cafeteira Expresso Oster
  • Aspirador de Pó Robô 3 em 1
  • Adega Brastemp 12 Garrafas

Computadores

  • Notebook Lenovo Ultrafino Ideapad
  • Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5
  • Macbook Air Led 13″ Apple
  • Notebook Lenovo Ideapad 330
  • Notebook Gamer Predator Helios 300 Acer

Games

  • Console Playstation 4 Slim
  • Ps4 – Death Stranding
  • Console Playstation 4 1TB Bundle FIFA 20
  • Ps4 – Need For Speed Heat
  • Nintendo Switch Lite

Calçados

  • Tênis Nike Shox
  • Tênis Nike Revolution 4
  • Tênis Adidas Advantage Clean Vs
  • Chinelo Nike Kawa Slide
  • Crocs Crocband
Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital