Cientistas criam dedo robótico que transpira para se resfriar como humanos

Robôs flexíveis estão ficando mais úteis e, também, mais assustadores
Redação30/01/2020 16h35, atualizada em 30/01/2020 17h15
20200130013718

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os robôs estão ficando cada vez mais humanos, podendo fazer coisas como patinar no gelo, preparar pizza e muitas outras coisas. Agora, um novo robô flexível recebeu uma característica muito humana. Pesquisadores desenvolveram uma máquina em formato de dedo que, além de se dobrar, é capaz de suar para se resfriar e evitar o superaquecimento.

A estrutura oca foi desenvolvida para agarrar objetos. A parte traseira foi feita de uma resina que podia se expandir e encolher quando aquecida. Além disso, foi perfurada com orifícios microscópicos que não deixavam a água passar em temperaturas abaixo de 30°C. Acima disso, a resina em expansão abria os poros, permitindo que o dedo transpire e auxilie no resfriamento.

Quando exposto a um ventilador, a evaporação da água ajudava os dedos a esfriar cerca de seis vezes mais rápido que versões secas. Além disso, abaixam a temperatura mais rápido que humanos e cavalos. Os robôs foram testados segurando objetos quentes e irregulares, mostrando a adaptabilidade e poder de resfriamento.

Ainda existem alguns problemas a serem resolvidos, como tornar os dedos mais móveis, lidar com o quão escorregadios eles são e como reabastecer o suprimento de água. Para a última, os cientistas podem continuar se inspirando nos humanos. “Acho que, para que o robô opere com o suor que criamos, ele também precisa ser capaz de beber”, destacou o co-autor Robert Shepherd.

Via: Engadget

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital