Um grupo de youtubers arrecadou mais de US$ 6 milhões para plantar árvores em todo o mundo, ao mobilizar doações da sua grande massa de inscritos. Todo o valor é enviado diretamente à Arbor Day Foundation, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos dedicada à educação, à conservação do meio ambiente e ao plantio de árvores. O plantio será realizado em todo o mundo, a partir de janeiro, e o projeto será concluído em três anos.
O YouTuber norte-americano Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, foi desafiado no Reddit, em maio, a plantar 20 milhões de árvores para comemorar a marca de 20 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. Ele então se uniu a outros youtubers para criar o projeto #TeamTrees com uma meta de arrecadação de US$ 20 milhões – cada US$ 1 doado resulta no plantio de uma árvore.
O financiamento coletivo foi criado em 25 de outubro e arrecadou US$ 5 milhões em apenas 48 horas, sendo US$ 1,75 milhão somente do YouTube, o que a equipe afirma ser um novo recorde de captação de doações pelo site. Mais de 600 criadores de conteúdo e influenciadores das redes aderiram à iniciativa – muitos, inclusive, empregando táticas criativas para incentivar as doações.
Jacksepticeye, principal YouTuber na Irlanda, com 22,9 milhões de assinantes, realizou uma transmissão ao vivo de oito horas, na qual plantou árvores no ‘Minecraft’ para cada doação feita pelos seus espectadores. A arrecadação total foi de US$ 153 mil. Outro youtuber gamer doou US$ 10 por cada inimigo abatido no ‘Fortnite’, enquanto um canal de tecnologia construiu um canhão de plantio de árvores.
Contra o aquecimento global
O youtuber MrBeast, que doou US$ 100 mil, admite que nem sempre foi amigo do meio ambiente, mas destaca em vídeo: “As pessoas continuam tirando sarro de nossa geração por fazer ativismo de retuíte e não tomar nenhuma medida real… esta é sua chance de fazer a diferença. Todos sabemos que 20 milhões de árvores não corrigem as mudanças climáticas. Mas, no final do dia, mais 20 milhões são melhores que 0! Queremos agir, porque chegamos aqui justamente por não fazer nada!”
O YouTube foi criticado por dar muito espaço a opiniões negacionistas do clima, conforme destacado por uma ação da Extinction Rebellion Youth durante os protestos de outubro. Uma análise recente do site – que é a plataforma mais assistida por jovens de 16 a 24 anos – constatou que a maioria dos vídeos sobre a crise climática divergia do consenso científico sobre o assunto.
Fonte: The Guardian