O mais recente relatório do Digital 2019 Q4 Global Digital Statshot, produzido em parceria com a We Are Social e a Hootsuite, mostrou novos dados sobre o crescimento da internet no planeta. De acordo com o relatório, os números de pessoas que estão ativas nas redes sociais, que possuem celulares e estão conectadas à internet aumentaram significantemente em relação à última pesquisa.

Os dados indicam que houve um aumento de 10% de pessoas conectadas em todo o mundo, o equivalente a mais de 415 milhões de indivíduos em relação ao ano passado. Atualmente, 4,4 bilhões de pessoas utilizam a internet – mais da metade da população mundial. 

Mídias sociais 

Os números globais de usuários de mídia social também registraram aumento. Cerca de 3,7 bilhões de indivíduos utilizam alguma forma de comunicação digital. O principal país responsável pelo crescimento foi a Índia, que, em um curto período de tempo, ultrapassou a marca de 400 milhões de pessoas usando o WhatsApp, o equivalente a 30% de toda sua população. 

O Facebook ainda possui o maior número de jovens ativos na rede social. No entanto, o relatório mostrou um crescimento menor nos números que apontam novas conexões da faixa etária. Além disso, também houve um crescimento mais lento no que diz respeito ao público geral, variando em cada país. Várias razões podem explicar essas estimativas, como os recentes escândalos em que a empresa se envolveu por usar dados dos usuários sem consentimento. 

TikTok 

A Bytedance não publicou números de usuários ativos para o TikTok nos últimos meses, mas dados  recentes da empresa de inteligência App Annie sugerem que o aplicativo chinês continua com crescimento fora da curva em todo o planeta. A empresa já aponta o TikTok como a segunda rede social com mais usuários ativos no mundo, só perdendo para o Instagram.  
Outros dados mostram que as taxas de download do TikTok podem ter aumentado nas últimas semanas, já que o ranking global de downloads de setembro de 2019 configurou o aplicativo em segundo lugar, somente atrás de Mario Kart Tour, e à frente de todas as plataformas do Facebook.

Pinterest

O primeiro relatório de ganhos de investidores do Pinterest revelou que a plataforma agora possui 300 milhões de usuários ativos mensais no mundo todo, representando um crescimento anual de 30% em relação ao segundo trimestre de 2018. Boa parte disso tem relação à grande parcela do público feminino do Pinterest, que apresenta aumentos graduais nos Estados Unidos e na Europa. 
Na Europa Ocidental, por exemplo, ferramentas de publicidade da plataforma sugerem que os anunciantes agora podem alcançar cerca de 8,3 milhões de mulheres em todas as faixas etárias na Alemanha. A situação na França é semelhante, com o Pinterest relatando um público feminino de 8,1 milhões. 

Ásia em ascensão 

Os dados da App Annie mostraram que seis dos dez aplicativos móveis mais usados no mundo pertencem a empresas chinesas. O país asiático também domina quando se trata de jogos, obtendo 40% de todos os downloads globais de aplicativos. Ainda assim, a Ásia não se limita somente à China, pois países como Japão e Coreia do Sul também oferecem alguns dos aplicativos mais populares mundialmente. 

O registro é semelhante ao se tratar da web. Os sites asiáticos dominam gradativamente os destinos on-line mais visitados. O ranking dos sites mais visitados do mundo em setembro de 2019 mostrou o naver.com da Coréia e o yahoo.co.jp do Japão no top 20 global. Com o tamanho da população que reside no continente e o rápido crescimento dos usuários na região, essas tendências são fáceis de compreender. 

Via: The Next Web