Depois de finalmente chegar na Rússia, o Spotify ultrapassou 320 milhões de usuários e 144 milhões de assinantes, de acordo com seu relatório de faturamento para o terceiro trimestre de 2020. A plataforma de streaming apresentou um crescimento de 29% entre usuários e 27% entre pagantes nos últimos 12 meses.

A empresa atribui esse aumento a um investimento em marketing na Índia e sua chegada na Rússia e 12 mercados vizinhos, “o lançamento de mercado mais bem-sucedido até agora”. Como reflexo, a receita da empresa cresceu 15%, atingindo US$ 2,32 bilhões.

Parece bastante dinheiro, mas não é. O Spotify amargou um prejuízo de cerca de US$ 118 milhões no trimestre se comparado com o mesmo período do ano passado, quando lucrou US$ 282 milhões, de acordo com o The Wall Street Journal. A receita média por usuário pagante caiu 10% no trimestre, para US$ 4,92. A empresa cobrou preços mais baixos em novos mercados (como os já citados Índia e Rússia) e aumentou o preço de seu plano familiar em outros sete mercados neste mês.

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Spotify/Divulgação

O CEO do Spotify, Daniel Ek. Imagem: Spotify/Divulgação

“Os resultados iniciais indicam que em mercados onde testamos o aumento de preços, nossos usuários acreditam que o Spotify continua sendo um valor excepcional e eles demonstraram disposição para pagar mais por nosso serviço”, disse Daniel Ek, CEO e fundador da plataforma.

Por outro lado, as receitas de publicidade voltaram a crescer após uma queda na primeira metade do ano causada pela pandemia da Covid-19. O aumento foi de 9%, atingindo US$ 215 milhões (10% da receita geral do Spotify).

A aposta da empresa para se recuperar é nos conteúdos exclusivos, em especial podcasts. “Sabemos que quando alcançamos mais ouvintes, somos capazes de atrair mais criadores para nossa plataforma. Assim, com mais alcance, vem mais conteúdo e com mais conteúdo, especialmente conteúdo exclusivo, surgem mais oportunidades de monetizar“, explica Ek. O Spotify agora tem 1,9 milhão de podcasts disponíveis. Os programas originais e exclusivos já respondem por 19% de toda audiência do gênero na plataforma.

Via: The Wall Street Journal