O ano de 2019 viu uma explosão na criação e expansão dos podcasts – com novos programas sendo criados e cada vez mais plataformas adotando o formato. Entretanto, rentabilizar ainda é um desafio para muitos produtores. O Spotify lançou, nesta semana, um projeto que pode ajudar neste sentido (pelo menos para quem hospeda seu podcast no streaming deles).

O Spotify Podcast Ads reúne uma série de ferramentas de marketing orientadas para monetizar os podcasts de uma maneira semelhante ao que acontece com produtores de vídeo no YouTube, por exemplo. A ideia é oferecer de recursos de planejamento, geração de relatórios e métricas.

A inserção de anúncios nos programas poderá ser automatizada pela plataforma, com base em informações do público ouvinte, como idade, sexo, aparelho que utilizam para ouvir os podcasts e suas preferências. “Os anúncios de podcasts do Spotify alcançam uma base de usuários conectados de milhões de ouvintes. Fornecemos recomendações e insights orientados a dados para ajudar você a atingir o público certo”, explica Alex Leung, gerente sênior de marketing de produto da empresa, no comunicado oficial.

Pela sua natureza intimista, os podcasts podem ser minas de ouro para marcas. De acordo com a Edison Research, 41% dos ouvintes norte-americanos dizem que confiam mais nos anúncios se os ouvirem em um podcast e 81% relatam ter tomado uma ação depois de ouvir um anúncio dentro do formato.

Como até pouco tempo a maior parte dos podcasts era baixado de um feed RSS, era mais difícil mensurar o alcance dos anúncios. Tudo mudou com a adoção do streaming. “Os anúncios de podcast do Spotify medem impressões reais à medida que ocorrem”, conta Leung.

Programas originais e exclusivos do Spotify serão os primeiros a experimentar as ferramentas lançadas esta semana. Um teste piloto foi feito com o podcast Jemele Hill Is Unbothered e a marca de equipamentos esportivos Puma. De acordo com o Spotify, o retorno dos anúncios teve um resultado 180% superior.