Mi Store Brasil reaparece, mas não resolve problemas dos clientes

Empresa garante que está trabalhando para o ressarcimento dos pedidos não entregues, mas segundo o Mercado Pago as coisas não são tão simples
Rafael Rigues17/01/2020 18h01, atualizada em 17/01/2020 18h11

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Nesta segunda-feira (13) noticiamos o caso da Mi Store Brasil, loja não oficial da Xiaomi que “desapareceu”: seu site foi desativado, deixaram de responder a tentativas de contato e não entregaram pedidos feitos desde a Black Friday, deixando os consumidores a ver navios.

Hoje (17) a loja reapareceu. Ou, ao menos, uma nota no endereço onde ela operava. Na mensagem (reproduzida abaixo) a empresa diz que “por forças maiores vai se despedir em 2020”, e que “em respeito aos clientes” estão trabalhando para realizar o ressarcimento dos pedidos não entregues.

Reprodução

A nota também critica portais que alegaram “de forma equivocada” que clientes que pagaram suas compras via boleto não teriam o dinheiro de volta, afirmando trabalhava com plataformas como PagSeguro e MercadoPago justamente para que os clientes tivessem a garantia de receber o dinheiro de volta em caso de problemas.

Entretanto, fora um link para os FAQs do PagSeguro, MercadoPago e PayPal, onde as empresas dão instruções gerais para pedidos de ressarcimento e abertura de disputas, a nota não traz mais nenhuma evidência, ou prova, de que a loja realmente esteja trabalhando para resolver a situação.

O problema é que empresas como o MercadoPago eram usadas apenas para fazer o processamento dos pagamentos. Como as vendas não eram efetuadas dentro da plataforma Mercado Livre, as garantias oferecidas aos usuários da plataforma não se aplicam.

Em nota enviada ao site TechTudo, o MercadoPago afirma que: “cabe ao vendedor MiStore o reembolso dos clientes, uma vez que a empresa é beneficiária dos pagamentos. Como plataforma de processamento de pagamentos, o Mercado Pago apenas viabiliza a devolução dos valores aos clientes, a partir de recursos existentes na conta do lojista, uma vez que as compras foram efetuadas diretamente no site da MiStore. Neste caso, os compradores devem entrar em contato diretamente com a Mi Store para ressarcimento do valor pago”. Segundo a empresa, em virtude do descumprimento dos Termos e Condições de uso, a Mi Store Brasil foi expulsa de sua plataforma de pagamentos.

A Mi Store Brasil pertence à empresa “Action Sales Companhia Digital LTDA”, da qual também faz parte a “PAD Eletrônicos”, que opera outra loja não oficial, a “Huawei Store Brasil”, que não tem ligação com a fabricante chinesa. O site da loja, www.huaweistorebrasil.com, também está fora do ar.

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital