O desenvolvedor Riley Testut está lançando uma loja alternativa à AppStore que, teoricamente, permite que você ultrapasse os limites do iOS sem precisar de um jailbreak ou se preocupar com a Apple descobrir.
Instalar lojas alternativas em dispositivos Apple costuma exigir um conhecimento tecnológico mais avançando dos usuários. Isso porque, normalmente, elas requerem a realização de um jailbreak- técnica hacker que adentra o sistema iOS e desbloqueia acesso a todos arquivos.
O AltStore de Riley Testut, porém, faz com que o dispositivo pense que você é um desenvolvedor carregando aplicativos testes em segundo plano. A ferramenta utiliza um app no Mac ou Windows para baixar novamente aplicativos e sincroniza-os com seu smartphone a partir do iTunes.
Tudo o que você precisa para isso é uma conta Apple para conseguir instalar aplicativos que a empresa nunca permitiria, como os para emuladores Nintendo. Em teoria, não tem muito o que a Apple possa fazer para impedir a atuação da AltStore. Ela poderia excluir as contas individuais do usuário, mas, então, você poderia apenas criar outra.
Além disso, o iOS procura apenas por perfis que provém aplicativos em números excessivos, e não o número de aplicativos que você instalou. Portanto, enquanto o AltStore gerenciar esses perfis, a Apple não saberá se você está executando um app ou vinte. Testut disse ao The Verge que medidas para bloquear o AltStore quebrariam as principais funcionalidades dos desenvolvedores ou da sincronização do iTunes.
A AltStore já está disponível para pré-visualização agora com um lançamento marcado para 28 de setembro. Não se sabe quanto tempo a loja vai sobreviver- é fácil ver a Apple tomando medidas legais contra a iniciativa. Por enquanto, porém, esse pode ser o portal de acesso para pessoas que preferem o iOS, mas se sentem sufocadas pelas políticas da App Store.
Via: Engadget