A Apple atualizou seus termos de suporte informando que o iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max vão apresentar aos clientes um aviso caso seja detectado que os dispositivos não estão com uma tela original após um reparo.
“Se você precisar substituir a tela do iPhone, é importante que técnicos certificados, e que usam peças originais da Apple, realizem o reparo”, diz a página. “As substituições não executadas pela Apple, feitas por serviços autorizados ou técnicos certificados, podem não seguir os procedimentos adequados de segurança e podem resultar em problemas com a qualidade e a segurança da tela.”
A empresa também não parece ter medo de incomodar seus clientes. A notificação será exibida na tela de bloqueio do iPhone informando sobre a tela não-original por quatro dias após sua detecção. Em seguida, a mensagem será exibida na tela inicial do menu de configurações por 15 dias. Por fim, o texto vai para a aba “Sobre”, em que informações da versão do sistema e identificação dos aparelhos são mostradas.
A Apple ainda lista diversos problemas que podem surgir caso uma tela não-original seja utilizada para um reparo. Dentre os problemas apontados, a empresa destaca “toques fantasma” na tela, exibição de cores incorretas e a opção de brilho adaptativo não funcionar de forma correta.
Segundo a Apple, esta nova medida se aplica apenas aos novos iPhones, e não aos modelos anteriores. Mesmo que a tela não possa ser verificada como original, a empresa não vai impedir seu funcionamento.
Essa pode ser uma maneira da Apple alertar seus consumidores de que eles podem ter sido alvos de uma assistência técnica mal-intencionada, que realizou o reparo usando peças falsas. Essa mudança também pode ser útil se um usuário comprar um iPhone 11 usado no futuro.
Há um segundo elemento adicionado a essa notificação que parece um pouco alarmante. A Apple deu a entender que o iPhone pode relatar à empresa que uma tela falsa está sendo utilizada e vincular essas informações ao histórico de serviço do dispositivo. Isso pode causar problemas caso seja necessário consertar outra peça defeituosa do iPhone.
Nesse caso, uma notificação adicional é exibida e diz: “A Apple atualizou as informações do seu dispositivo para este iPhone”. Isso significa que a empresa realizou a atualização no aparelho para atender às necessidades de serviço, análise de segurança e melhorar futuros produtos.
Via: The Verge