A Intel está investigando como mais de 20 GB de documentos internos, muitos marcados como “confidenciais” ou “sigilosos”, foram parar online no site de compartilhamento de arquivos Mega. Os dados foram publicados pelo engenheiro de software suíço Till Kottmann, que diz ter recebido os arquivos de um hacker. A empresa, porém, nega a invasão e diz que algum funcionário com acesso aos documentos pode ter repassado.
Kottmann recebeu os documentos porque gerencia um canal muito popular onde publica informações vazadas acidentalmente de grandes empresas de tecnologia. Além disso, o engenheiro afirma que os dados postados na quinta-feira (6) são apenas a primeira parte de uma série de vazamentos relacionados à Intel.
Intel confirmou veracidade de arquivos vazados. Foto: ZDNet
Após uma revisão do conteúdo, o portal ZDNet, que consultou pesquisadores de segurança, afirma que os arquivos contém propriedades intelectual da empresa para o design interno de vários chipsets, incluindo especificações técnicas, guias de produtos e manuais de CPUs. Veja abaixo um resumo dos dados vazados:
- Guias de captura Intel ME + ferramentas (flash) + amostras para várias plataformas
- Código de referência e código de exemplo da Kabylake (Plataforma Purley) BIOS + Código de inicialização + Código de inicialização (alguns deles como repositórios git exportados com histórico completo) – Intel CEFDK (Consumer Electronics Firmware Development FONTES
- Pacotes de código-fonte de silício / FSP para várias plataformas
- Diversas ferramentas de desenvolvimento e depuração da Intel
- Simulação Simics para Rocket Lake S e potencialmente outras plataformas
- Vários roteiros e outros documentos
- Binários para drivers de câmera Intel feitos para a SpaceX
- Esquemas, documentos, ferramentas e firmware para a plataforma inédita Tiger Lake
- Vídeos de treinamento Kabylake FDK
- Intel Trace Hub + arquivos de decodificação para várias versões do Intel ME
- Referência de silício Elkhart Lake e código de exemplo de plataforma
- Algumas coisas da Verilog para várias plataformas Xeon
- Depuração do BIOS / TXE criada para várias plataformas
- Bootguard SDK (zip criptografado)
- Intel Snowridge / Snowfish Process Simulator ADK
- Intel Marketing Material Templates (InDesign)
Nenhum dos arquivos vazados possui dados confidenciais de clientes ou funcionários da Intel. No entanto, como Kottmann afirmou que essa é apenas a primeira parte do vazamento, é possível que essas informações também tenham sido passadas a ele.
Via: ZDNet