Google Play começa a avisar se algum app está agindo maliciosamente

Renato Santino09/08/2017 17h34

20160119204049

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Neste ano, o Google passou a realizar um esforço para deixar mais claro ao usuário o que faz pela segurança do Android com o Google Play Protect. Até agora, a ferramenta estava escondida atrás de vários menus que raramente são acessados, mas aos poucos o alerta de segurança começa a chegar a partes mais acessíveis do Android.

O site Android Police reparou que agora o Play Protect também é exibido na seção de “Meus apps e jogos”, que você encontra ao puxar o menu lateral na Google Play Store. Por lá, haverá um aviso para notificar usuários se houver algum problema ou se está tudo seguro com seus celulares.

Reprodução

Vale notar, no entanto, que o Google costuma distribuir esse tipo de mudança gradualmente para sua base de usuários, então é natural que isso demore a chegar para algumas pessoas. Nos nossos próprios testes ainda não encontramos a novidade, mas a empresa já havia confirmado que ela chegaria em breve.

O plano do Google é incluir os alertas do Play Protect em três espaços: o menu de segurança nas configurações do Android, o “Meus apps e jogos”, que identificará se as atualizações dos apps estão seguras para instalação e na própria página dos aplicativos na loja, que apontará se é seguro fazer o download.

Na prática, o Google não está fazendo muito mais do que já fazia antes. A empresa está apenas realizando um esforço maior de comunicar suas ações aos usuários. Um possível desdobramento do projeto, no entanto, pode ser reduzir as instalações de antivírus no Android, que muitas vezes mais atrapalham do que ajudam.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android
-> Como resolver os principais erros da Play Store

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital