Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android

Daniel Junqueira13/02/2019 16h13, atualizada em 13/02/2019 16h30

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A Play Store é a loja de aplicativos do Google. É através dela que donos de celulares Android conseguem baixar apps como WhatsApp, Facebook, Spotify, Netflix e vários outros para seus dispositivos. Apesar do uso ser gratuito, ela também conta com ofertas de aplicativos e serviços pagos. Por ser uma fonte importante dos seus dados pessoais, é sempre importante manter a segurança ao navegar pela loja.

Disponível em praticamente todo celular Android vendido no Brasil, a Play Store é a porta de entrada para o mundo do sistema operacional do Google. Acessível tanto pelo smartphone quanto pelo PC, ela oferece diversos aplicativos diferentes, que variam entre ofertas gratuitas e pagas, indo de jogos e apps de produtividade.

O Olhar Digital preparou um artigo especial com as informações mais importantes para quem quer usar a Google Play Store com segurança. Confira abaixo como se cadastrar na loja de apps, quais são as formas de pagamento aceitas, como pedir reembolso de conteúdo comprado, e muito mais:

Como acessar a Google Play Store

A Google Play Store vem pré-instalada em praticamente todo smartphone com Android – o ícone dela normalmente pode ser visto logo na página inicial de um dispositivo recém-ativado. Outra opção para acessá-la é via navegador web: entre em play.google.com para encontrar não apenas a loja de apps, mas também a de livros, música e filmes.

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Como criar um cadastro na Play Store

Para criar uma conta na Play Store, basta ter uma conta do Google. É a mesma usada para o YouTube, Gmail e também para configurar o celular Android.

Quais são as formas de pagamento aceitas pela Play Store?

Caso você queira comprar um aplicativo – ou pagar por algo dentro de um app, como itens para um game ou então assinatura para algum serviço – é preciso ter um método de pagamento configurado na Play Store.

Ao todo, a Play Store aceita três formas de pagamento: cartão de crédito, saldo e vales-presente do Google Play e mercado pago.

  • Cartão de crédito: são aceitos cartões das bandeiras American Express, Elo, MasterCard e Visa.
  • Saldo e vales-presente: saldo acumulado via serviços como o Google Rewards podem ser usados dentro da Play Store. Também é possível comprar cartões de presente pré-pagos em redes de varejo, e depois adicionar o saldo na sua conta Google.
  • Mercado Pago: é possível usar as informações de pagamento vinculadas à sua conta do Mercado Livre para realizar compras na Play Store.

Como pedir reembolso de uma compra feita na Play Store

Se você comprou um app para seu smartphone Android dentro da Google Play Store e se arrependeu, pode tentar pedir um reembolso. Para alguns casos, é possível recuperar o dinheiro sem muito esforço. Para outros, é um pouco mais difícil.

De acordo com a página de suporte do Google Play, não há reembolso para a maioria das compras feitas dentro da loja, ou ao menos não há uma política definida para isso. O que não significa que seja impossível tentar recuperar o seu dinheiro.

As dicas abaixo valem tanto para a compra de aplicativos quanto para aquisições dentro de apps – como, por exemplo, moedas digitais para um jogo, ou até mesmo a assinatura de um serviço.

Até 48 horas depois da compra

Vamos dizer que você comprou um aplicativo mas ele não rodou direito no seu smartphone, ou que você pagou mas não gostou dele. Pode ser bem fácil recuperar o dinheiro se a compra tiver sido feita em menos de 48 horas.

O pedido do reembolso precisa ser feito pela web – não dá para fazer isso pelo smartphone. Entre na Play Store a partir do seu navegador e acesse a página com informações sobre a sua conta. Lá, procure a opção “Histórico de pedidos” e vá até o pedido cujo valor você quer ter reembolsado.

Clique nos três pontos na vertical, no canto direito da tela, e selecione “Informar um problema”. Escolha a opção que se encaixa no seu caso e, no formulário abaixo de “Descreva seu problema”, explique que você quer um reembolso.

O seu pedido será enviado para o Google, e a resposta vai para o seu e-mail.

Mais de 48 horas depois da compra

Já se passaram mais de dois dias desde a sua compra? Então o pedido de reembolso pode ser um pouco mais difícil, e a garantia de que você consiga recuperar o dinheiro é menor.

Passado esse tempo, você vai precisar falar diretamente com o desenvolvedor. As informações de contato podem ser encontradas na página do próprio aplicativo na Play Store. No fim da página, na área “Informações adicionais”, você encontra endereço para o site do desenvolvedor, um e-mail para contato, e até mesmo um endereço físico.

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A devolução do dinheiro depende de políticas de cada desenvolvedor, então não é garantido que todos aceitem reembolsar os clientes. E nem todos podem entender português, o que significa que alguns pedidos precisam ser feitos em outro idioma, dificultando ainda mais o reembolso.

Reembolso de vários pedidos

Se por algum motivo você fez várias compras na loja do Google e quer recuperar o dinheiro, fazer o pedido um por um pode ser bastante cansativo. Para esses casos, o Google sugere que o usuário entre em contato telefônico diretamente com a empresa, que disponibiliza um telefone gratuito 24 horas por dia, sete dias por semana para clientes brasileiros: é só ligar para 0800 724 8149.

Tempo até o reembolso

O reembolso será feito na mesma forma de pagamento usada pelo usuário, e o tempo até o dinheiro estar disponível para ele varia de acordo com isso também.

Se a compra foi feita com cartão de crédito, a estimativa do Google é entre três e cinco dias úteis, mas pode demorar até 10 dias úteis, já que isso depende também da sua operadora de cartão de crédito. Se você usou seu saldo do Google Play adquirido via um vale-presentes, por exemplo, o reembolso deve demorar um dia útil.

Como gerenciar suas assinaturas na Play Store

Caso você tenha feito diversas assinaturas de serviços diferentes pelo Android, é possível gerenciar esses dados pelo aplicativo da Play Store. Ao acessar o aplicativo no celular, abra o menu na lateral esquerda e entre em “Assinaturas”. Você encontrará informações sobre todas as suas assinaturas ativas, com a data da renovação e o valor. Ao selecionar qualquer assinatura, você encontra opções para cancelar, alterar a forma de pagamento, e mais.

Confira mais sobre a Play Store:

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital