A Avast revelou que, durante uma análise feita na Play Store, descobriu 21 jogos que possuem características de adware. Isso quer dizer que esses softwares fazem parte de uma família que exibe anúncios intrusivos, atraindo usuários a baixarem outros apps do tipo que fingem ser games.
As descobertas, que foram feitas durante junho e setembro, foram prontamente comunicadas ao Google, que investiga a situação. Atualmente, 19 ainda se encontram disponíveis, apenas dois foram banidos da plataforma.
Segundo dados do Sensor Tower, até o momento, os aplicativos foram baixados cerca de oito milhões de vezes por usuários desavisados. Nas páginas de download de alguns deles, as vítimas relataram que os apps chamaram a atenção por meio de anúncios de YouTube, prometendo um jogo diferente do que o software de fato oferecia. Após baixarem o jogo, os anúncios começaram a inundar seus telefones.
“Os desenvolvedores de adware estão usando cada vez mais os canais de mídia social, como os profissionais de marketing normais fariam. Desta vez, os usuários relatam que foram direcionados a anúncios promovendo os jogos no YouTube. Em setembro, vimos o adware se espalhar via TikTok”, disse Jakub Vávra, analista de ameaças da Avast.
Esse tipo de software se disfarça de um aplicativo seguro e útil, mas exibe diversos anúncios intrusivos. Para evitar que sejam retirados dos aparelhos, eles adotam algumas estratégias como ocultar seus ícones e exibir as propagandas com uma aparência relevante, tornando-os difíceis de identificar e remover.
Como dito, a lista indicada pela Avast possui 21 aplicativos que estão em investigação. São eles:
- Shoot Them
- Crush Car
- Rolling Scroll
- Helicopter Attack
- Assassin Legend
- Helicopter Shoot
- Rugby Pass
- Flying Skateboard
- Iron it
- Shooting Run
- Plant Monster
- Find Hidden
- Find 5 Differences
- Rotate Shape
- Jump Jump
- Find the Differences – Puzzle Game
- Sway Man
- Money Destroyer
- Desert Against
- Cream Trip
- Props Rescue
Como reconhecer adwares
Geralmente, o adware é um software malicioso que bombardeia o usuário com anúncios excessivos dentro e fora de um aplicativo. Na parte de resenhas desses apps, geralmente é citada a baixa funcionalidade – em alguns casos, elas são excessivamente entusiasmadas e positivas.
Ao clicar na conta do desenvolvedor, normalmente há apenas um app publicado no Google Play, o que pode ser suspeito. Isso é feito porque as empresas por trás disso não costumam querer arriscar perder mais de uma criação caso alguma ação seja tomada contra o perfil.
Via: Android Community