A Microsoft lançou uma atualização opcional do Windows 10, versão 1809, para corrigir um problema que fazia com que telas pretas fossem exibidas na inicialização durante o primeiro login. No entanto, a empresa afirmou que o ATP (Proteção Avançada contra Ameaças) do Microsoft Defender pode parar de funcionar após a instalação da nova atualização.
A Microsoft reconheceu, no Painel de Integridade do Windows 10, que a atualização pode fazer com que o serviço anti-malware interno do Defender ATP pare de funcionar e enviar dados de relatórios. Lançada na terça-feira (15), a chamada Atualização Cumulativa KB4520062 também foi desenvolvida para solucionar problemas que afetam o Bluetooth.
Ainda não há soluções para corrigir o problema. Por isso, a empresa recomenda que os usuários que tiveram as plataformas afetadas não instalem a atualização. De acordo com informações da empresa, uma possível decisão para contornar a adversidade deve ser tomada no próximo mês, como parte de uma atualização futura.
“No momento, sugerimos que os dispositivos em um ambiente afetado não instalem o KB4520062. Estamos trabalhando em uma resolução e estimamos que uma solução estará disponível em meados de novembro”, disse a Microsoft. A lista de atualizações que foram afetadas inclui o Windows 10 Enterprise LTSC 2019, Windows Server versão 1809 e Windows Server 2019.
Como resolver o problema
Como uma alternativa oficial ainda não está disponível, a desinstalação pode ser o meio mais viável para corrigir o problema no momento. A Microsoft diz em detalhes no ‘Catálogo de Atualizações’ como é possível remover o KB4520062.
O procedimento passo a passo necessário para fazer a desinstalação requer que o usuário abra “Painel de Controle”, vá para “Programas”, acesse “Programas e Recursos” e clique em “Exibir atualizações instaladas”, na barra lateral esquerda.
Em seguida, o indivíduo deverá clicar com o botão direito do mouse na entrada KB4520062 na lista e confirmar ao ser perguntado se “tem certeza de que deseja desinstalar esta atualização?”. Após seguir todas as instruções, basta reiniciar o dispositivo.
Via: Bleeping Computer