Ontem durante a conferência TC Disrupt em Nova York, o líder de estratégia da Uber, David Plouffe, revelou dados sobre o serviço de compartilhamento de viagens do aplicativo. De acordo com Plouffe, atualmente uma em cada cinco viagens do Uber são feitas na modalidade UberPool, que permite dividir o carro com outros passageiros.

Esse novo serviço da empresa chegou a São Paulo no final de abril. Ele se diferencia dos demais tipos de corrida oferecidos pelo aplicativo por ser mais barato e por mostrar ao usuário exatamente quanto ele pagará pela viagem – e não uma estimativa, como nas demais modalidades.

De acordo com o TechCrunch, embora a empresa não fale de seus aspectos financeiros, o fato de ela continuar a promover o UberPool sugere que o serviço é importante para ela. A Uber defende que a modalidade é boa para o meio ambiente (já que coloca mais pessoas em menos carros). Além disso, ela oferece aos usuários uma forma mais barata de viajar do que os demais serviços da empresa.

Plouffe também revelou que a empresa não tem um “perfil ideal” de motoristas, e que os grupos demográficos que mais aderem ao serviço como motoristas nos EUA são aposentados e pais e mães do lar. A entrevista completa com o executivo da empresa  (em inglês) pode ser conferida abaixo:

Em São Paulo, o Uber foi recentemente liberado para funcionar por meio de um decreto da prefeitura. O decreto veio após diversos projetos de lei que regulamentam o serviço do aplicativo (e de outros aplicativos semelhantes) ficarem travados na Câmara dos Vereadores.