Presidente da Anatel diz que não existe serviço com oferta ilimitada

Redação18/04/2016 20h51, atualizada em 18/04/2016 20h59

20160418155444

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Durante coletiva de imprensa da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), realizada nesta segunda-feira, 18, o presidente da organização, João Rezende, afirmou que não existe nenhum serviço que tenha oferta ilimitada aos consumidores.

“É importante dizer que na energia elétrica existe consumo limitado, na água existe consumo limitado e isso vale também para a Internet”, ressaltou Rezende ao conversar com jornalistas sobre as regras publicadas no Diário Oficial da União sobre o corte da franquia de banda larga fixa.

Confira mais sobre o corte da banda larga fixa:

A grande questão é se a internet pode ser comparada à serviços que dependem de recursos naturais como, no caso citado, energia elétrica e água. uma vez que o acesso à banda larga depende, principalmente, de estrutura.

Para o presidente, as operadoras de telefonia falharam ao comunicarem suas ofertas aos usuários. Tanto que a nova medida determina que as empresas criem ferramentas que permitam aos consumidores controle sobre o quanto trafegam de dados.

As companhias terão 90 dias para se adaptar às regras; enquanto isso, a Anatel recomenda que não sejam adotadas práticas de redução de velocidade, suspensão de serviço ou de cobrança de tráfego excedente após o esgotamento da franquia.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital