No dia 26 de março, o aplicativo de transmissão de vídeos ao vivo Periscope completou um ano de existência. Para marcar a data, o app – que pertence ao Twitter – divulgou uma série de dados sobre seus primeiros doze meses.

Ao todo, já foram realizadas mais de 200 milhões de transmissões por meio da plataforma. Cerca de metade delas, no entanto, ocorreram nos últimos 3 meses, o que evidencia um ritmo rápido de crescimento. Além disso, segundo a empresa, a cada dia os usuários do app para iOS e Android assistem a um total de 110 anos de vídeo – um aumento de 91% com relação a agosto de 2015.

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Mercado em expansão

O Periscope foi lançado algumas semanas após o Meerkat, seu principal concorrente, chamar a atenção durante o South by SouthWest de 2015. Por ser do Twitter e por permitir integração com a rede de microblogs, o aplicativo – que chegou ao Android pouco depois – acabou se tornando mais popular que o Meerkat.

Desde então, o Periscope se tornou o centro de um mercado que tem se expandido bastante. O segmento de transmissões de vídeo ao vivo atraiu a atenção dos gigantes da indústria, como o Facebook (que está investindo bastante em seu recurso Live) e o Youtube (que está desenvolvendo um app dedicado a transmissões ao vivo, chamado Connect).

Pilar estratégico

Não é possível saber com clareza como o Periscope está se saindo em relação a seus concorrentes, já que nenhum deles divulgou dados semelhantes. No entanto, de acordo com o VentureBeat, a empresa usa como principal medida de seu sucesso o tempo total que seus usuários passam assistindo a transmissões. 

Para o Twitter, no entanto, o Periscope é um importante pilar estratégico, e a rede social pretende continuar incentivando seus usuários a interagirem por meio dele. Uma das mudanças que aponta para isso é a possibilidade de se assistir às transmissões feitas pelo aplicativo por meio do próprio Twitter.