A Huawei tem negociado a venda da unidade de smartphones da Honor, submarca da companhia, por um valor que pode atingir algo próximo dos 25 bilhões de yuans, ou US$ 3,7 bilhões. De acordo com fontes da Reuters “com conhecimento do assunto”, a empresa vem redefinindo suas prioridades devido às sanções dos EUA.
Desde o ano passado, a Huawei é acusada de fornecer informações de cidadãos norte-americanos para o governo chinês. A empresa nega o teor das acusações, desde então.
A Honor foi fundada em 2013 e opera de forma independente, embora seja uma submarca Huawei. Ela é concentrada em smartphones intermediários com melhor custo-benefício e foco no público jovem. Com o movimento, a Huawei poderá se concentrar nos seus próprios smartphones de alta performance.
Submarca Honor, da Huawei, é concentrada no público jovem e traz smartphones com boas características, mas por preços mais acessíveis. Foto: Shutterstock/Reprodução
Potenciais compradores
Segundo a publicação, a fabricante vem negociando com a Digital China Group, atualmente principal distribuidora da marca Honor. Além da unidade de dispositivos móveis, a Huawei também pode negociar recursos de pesquisa e desenvolvimento, e negócios da cadeia de suprimentos.
Mas, além da empresa, há também outros potenciais compradores, como a TCL e a rival direta Xiaomi. Nenhuma das empresas quis comentar o assunto. Atualmente, a Huawei ainda segue como uma das principais fabricantes de smartphones do mundo.
Desempenho da Honor
A Honor concorre com outras marcas chinesas como Xiaomi, Oppo e Vivo. No entanto, ela se concentra nos dispositivos de baixo custo e em intermediários. Além da Ásia, a empresa também opera na Europa. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Canalys, ela foi responsável pela venda de 14,6 milhões de smartphones da Huawei no segundo trimestre de 2020. No total, a empresa enviou 55,8 milhões de smartphones.
Mesmo tendo sido responsável por cerca de 26% dos dispositivos da empresa nesse período, as margens obtidas pela Honor acabam sendo mais baixas. No último ano, ela obteve receita de 70 a 80 bilhões de yuans, embora o lucro líquido tenha sido inferior a 5 bilhões de yuans.
Fonte: Reuters